Codevasf lança juvenis de pitu no rio São Francisco em Propriá

Além de juvenis de pitu, espécie nativa considerada em extinção na bacia do São Francisco, também foram soltos no rio 100 mil alevinos de curimatã (Foto: Codevasf)

Em iniciativa inédita, a Codevasf inseriu mil juvenis de pitu no rio São Francisco em Sergipe. A ação de repovoamento ocorreu na cidade de Propriá durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes, no domingo, 27. Além de juvenis de pitu, espécie nativa considerada em extinção na bacia do São Francisco, também foram soltos no rio 100 mil alevinos de curimatã.

Os pitus soltos na ação de repovoamento foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em um trabalho experimental realizado em parceria entre a Codevasf e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). As duas instituições possuem um acordo de cooperação técnica em vigência para desenvolver ações conjuntas de pesquisa e extensão em aquicultura.

O superintendente regional da Codevasf César Mandarino, que participou do repovoamento, afirmou que a ação representa um avanço fundamental para a empresa. “É a primeira vez que a Codevasf realiza um repovoamento de pitu no estado. É uma novidade de grande importância para o rio São Francisco e que produzirá muitos resultados positivos”, declarou.

Com a ação realizada em Propriá, a Codevasf soma 320 mil juvenis soltos no rio São Francisco em municípios sergipanos em janeiro, mês tradicionalmente marcado por uma série de peixamentos no rio São Francisco para celebrar os festejos de Bom Jesus dos Navegantes. Já foram realizados, em 2019, peixamentos nos municípios de Neópolis, Ilha das Flores, Santana do São Francisco e Gararu.

As ações de repovoamento têm o objetivo de recompor a ictiofauna do rio São Francisco, contribuindo para a manutenção da atividade pesqueira e para o equilíbrio ecológico da bacia hidrográfica. Participaram do ato autoridades, técnicos da Codevasf e populares.

Fonte: Codevasf

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais