Condições climáticas em Sergipe são discutidas na Semarh

evento segue até esta sexta-feira (fotos: Portal infonet)

Começou hoje a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil- Ano2013. O evento, que acontece até esta sexta-feira, 24, tem como finalidade prever o comportamento do clima para o trimestre de junho a agosto. O encontro acontece no Auditório da Codise, localizado na Av. Heráclito Rollemberg.

O secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes, explica que devido à incerteza se as chuvas que têm caído sobre o estado serão frequentes, o Governo do Estado realizou a reunião com vários metereologistas do nordeste, para avaliar as condições climáticas dos meses de junho julho e agosto. “A déia é que até amanhã consigamos os primeiros resultados. Ele irá mostrar se nos próximos três meses a chuva deve continuar. Isso é importante porque é um instrumento de gestão, já que o governo pode direcionar ou informar para os agricultores como poderá ser o comportamento pluviométrico nos próximos três meses”, espera, Nunes.

A reunião conta com a participação de meteorologistas dos Centros de Meteorologia do Nordeste e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Genival Nunes 

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, a abertura da reunião que será realizada na quinta-feira, 23, às 9h, contará com a participação do secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes e do superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha. “Logo após, haverá uma palestra sobre Radares Meteorológicos no Leste do Nordeste Brasileiro, sendo conduzido pelo professor Dr. Ricardo Tenório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, disse.

Resultados

Dando continuidade ao segundo dia da Reunião de Análise e Previsão Climática, os metereologistas finalizarão a elaboração do Boletim da Previsão Climática para o trimestre Junho, Julho, Agosto. A divulgação do Boletim acontecerá das 8h30 às 10h desta sexta-feira 2ª. Antes da divulgação, ocorrerá uma palestra com o representante do CPTEC/INPE que abordará sobre as causas e efeitos da seca no Nordeste do Brasil. Informa que a partir das 11h30 será divulgado o resultado da Reunião Climática para o público e imprensa. "O boletim será divulgado oficialmente com a presença do secretário Genival Nunes", afirmou.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais