Conferência Estadual dos Direitos da Criança acaba nesta quarta, 21

Conferência termina nesta quarta-feira, 21 (Foto: Ascom/Seides)
Termina nesta quarta-feira, 21, a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem como tema ‘Construindo diretrizes da política e do plano decenal’ e é promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

As atividades ocorrem no CIC e contam com a participação de secretarias de governo, conselhos tutelares municipais e delegados escolhidos durante oito Conferências Territoriais realizadas nos meses de agosto e setembro desse ano.

A iniciativa da continuidade à programação preparatória para a escolha dos delegados estaduais que representarão Sergipe na 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.  O objetivo principal é discutir as diretrizes de garantia, promoção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil.

Conceição Vieira ressalta compromisso do Governo (Foto: Ascom/Seides)

Durante a conferência os delegados representantes de cada território indagaram os gestores e representantes de órgãos públicos voltados à criança e ao adolescente em cima de eixos prioritários, como: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos e participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania e gestão política.

“Nossa expectativa é produzir uma política pública da criança e do adolescente para os próximos dez anos em Sergipe e que possamos ir monitorando. Essa é uma conferência ímpar, pois antes produzíamos políticas para dois anos, então percebemos que devíamos abandonar o imediatismo, os problemas que ocorriam só naquele momento e que tentávamos resolver pontualmente”, observou Thiago Oliveira, Presidente do Cedca.

Na opinião da secretária de Estado da Inclusão Social, Conceição Vieira, o evento permite uma construção conjunta do Plano Decenal. “É uma oportunidade real de diminuirmos a distância da aplicabilidade real da política de inclusão da criança e do adolescente. Queremos levar para a Conferência Nacional a nossa contribuição, essa é a forma que tem o Governo de Sergipe de mostrar o seu compromisso e preocupação de garantir políticas públicas efetivas para criança e o adolescente”, adiantou.  

Estão sendo realizadas mesas temáticas com diversos. Thiago Oliveira revelou que no final do evento ocorrerá uma plenária para eleição dos delegados que representarão Sergipe na Conferência Nacional.

Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais