Conferência vai debater situação da Defesa Civil

A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro por meio da Guarda Municipal, realiza a I Conferência Municipal de Defesa Civil. O evento será realizado esta quarta-feira, 27, no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco e tem como objetivo avaliar a situação da Defesa Civil, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), previstos no Decreto nº 5.376.

A conferência vai debater e definir diretrizes para a reorganização do Sindec e das ações de Defesa Civil com ênfase nos princípios da prevenção e da assistência humanitária como política de Estado, como condição para o desenvolvimento social. Também serão definidas diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social no planejamento, na gestão e na operação do Sindec.

O credenciamento para quem deseja participar do evento será realizado a partir das 8 horas do mesmo dia, no local do evento. “Qualquer pessoa da comunidade, como líderes comunitários, sociedade civil, membros de igreja, além de representantes da Defesa Civil municipal e estadual podem participar. A conferência está aberta para todos”, informou o comandante da Guarda Municipal de Socorro, major Carlos Rollemberg.

Ele explicou ainda que após a Conferência Municipal de Defesa Civil serão eleitos os delegados que irão representar a coordenadoria do órgão. “A Defesa Civil está muito restrita às ações do governo do estado e, por essa razão, está passando por uma reformulação nacional a fim de atender todos os segmentos, inclusive, com a municipalização das ações porque nem todo município tem uma coordenadoria da Defesa Civil”, destacou Rollemberg.

Temas

A Conferência vai debater os desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI, nos seguintes eixos: Estado, sociedade, clima, desigualdade social e desenvolvimento; Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária; a Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil; e a Proteção global da população. O coordenador da defesa Civil Estadual, major Ednaldo Mendes será um dos palestrantes do evento.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais