Conferências Territoriais 2009 já começaram

0

 

As Conferências Territoriais do Planejamento Participativo de Sergipe ciclo 2009-2010 começaram nessa segunda-feira, 17, no município de Monte Alegre, no Alto Sertão. A mobilização visa  identificar as melhores práticas desenvolvidas por organizações sociais com abrangência ou impacto territorial; para valorizar a gastronomia dos territórios; divulgar ações governamentais de articulação e de dinamização econômica e fortalecer a atuação das instituições e organizações através da capacitação.

Gleidineides Teles, Superintendente de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais, explica que nas Territoriais participam os delegados eleitos durante as conferências municipais pela sociedade civil, e delegados natos que são prefeitos, presidente da câmara.  As discussões ontem em Monte Alegre foram divididas em quatros temáticas: capacitação em elaboração de projetos, planejamento e gestão ambiental; ações de governo de dinamização econômica; boas práticas territoriais e gastronomia. Os prefeitos receberam ainda, o relatório das

Aroldo Silva
Conferências Municipais contendo a caracterização do território e do município com dados econômicos e sociais e o levantamento das demandas dos municípios divididos por diretrizes.

A secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Lúcia Falcón, entregou em mãos ao prefeito de Monte Alegre, José Vieira Aragão, o relatório do seu município, que afirmou em seu discurso que a Conferência aproxima o gestor do povo, para juntos discutirem projetos que vão beneficiar a cidade como todo.

Aroldo José da Silva, delegado eleito de Monte Alegre, concorda com o prefeito e diz que a troca entre Governo do Estado e sociedade Civil é fundamental para priorizar os investimentos públicos. “Acredito que essa é a forma correta de governar, com a participação popular. Essa é a forma de planejar e administrar corretamente os recursos públicos”, destaca Aroldo José.

O delegado eleito de Nossa Senhora da Glória, José Luciano da Silva, que participa das conferências desde 2007, essa política pública adotada pelo Governo vem dando resultados. “Todos pensam juntos em soluções para o desenvolvimento, trazendo um grande avanço para a

José Luciano
população sergipana”, diz José Luciano.

Frei Enoque prefeito de Poço Redondo, também esteve em Monte Alegre e ressaltou que a população começa a interagir de forma muito próxima com os governantes. “É aqui que se dá espaço a população para expor grandes problemas e procurar soluções que contribua para o desenvolvimento do território como um todo. Eu acredito muito nesse processo, porque as demandas hoje são expostas de baixo para cima e não mais impostas pelo Governo e sim pela vontade e anseio da grande maioria”, afirmou Frei Enoque.

A conferência territorial do Alto Sertão atendeu os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes e possibilita a integração dos municípios em busca de melhorias para o território. As Conferências continuam nesta terça-feira, 18, com o território do Médio Sertão, no município de Nossa Senhora das Dores.

Confira o calendário das Conferências Territoriais:

17/08 – Alto Sertão – Monte Alegre

18/08 – Médio Sertão – Nossa Senhora das Dores

19/08 – Baixo São Francisco – Pacatuba

20/08 – Leste Sergipano – Rosário do Catete

24/08 – Agreste Central – Moita Bonita

25/08 – Sul Sergipano – Umbaúba

26/08 – Centro Sul – Simão Dias

27/08 – Grande Aracaju – São Cristovão


 

Comentários