Confira itens para checar no seu veículo antes da viagem de Carnaval

A manutenção do automóvel deve estar em dia para viajar(Foto: Infonet)

Durante esse período de folga do Carnaval há quem opte por ‘cair na estrada’, seja para curtir ou descansar. Mas para quem quer aproveitar o feriadão da melhor maneira é interessante ficar atento para a revisão do carro. A manutenção do veículo em dia é fundamental para evitar riscos de acidentes, uma pane inesperada ou mesmo a volta antecipada da viagem esperada.

Mecânico Fábio Pereira (Foto: Infonet)

Para isso, basta procurar uma oficina de sua confiança para fazer uma análise que inclui o conjunto propulsor, direção, suspensão, freios, faróis, pneus, correia dentada, estepe, entre outros. Dono de uma oficina móvel, Fábio Pereira alerta. “É importante fazer essa revisão preventiva de três a cinco dias antes da viagem para que a pessoa possa viajar tranquilamente”.

O Portal Infonet separou algumas dicas importantes para você curtir esses dias sem que eles se tornem um grande tormento.

Pneus e estepe
Precisam estar em boas condições de uso e calibragem adequada às especificações do fabricante. O pneu de reserva, ou estepe, também deve estar em boas condições e ser calibrado. Pneus “carecas” ou lisos acarretam multa.

Rodas
Desbalanceadas, danificam os pneus, diminuem a sua vida útil, provocam desconforto ao dirigir e comprometem os outros componentes do carro.

Óleo
Não existe meio visual ou tátil para identificar a viscosidade ou a durabilidade do óleo. Por conta disso, siga rigorosamente o plano de revisão do veículo e utilize o óleo recomendado pelo fabricante para a troca, respeitando os prazos adotados para cada modelo. Verifique se há presença de fumaça saindo pelo escapamento, que indica problemas no motor que causam consumo de óleo e que requerem manutenção imediata.

Filtros
Verifique o estado geral dos filtros do carro: filtro de ar do motor, que caso esteja muito carregado, interfere no desempenho do veículo, e o filtro de ar da cabine, que interfere no funcionamento do ar condicionado e na qualidade do ar interno.

Correia Dentada
A melhor forma de prevenir a quebra da correia dentada é fazer a substituição dentro dos prazos estabelecidos. Na maioria dos carros, ela deve ser substituída a cada três anos ou 50 mil quilômetros.

Suspensão
Direção instável, ruídos, barulhos metálicos, trepidação, ou balanço excessivo da carroceria (sensação de estar em um barco) podem indicar problemas no conjunto de suspensão. É importante a verificação e a correção de problemas no primeiro sinal de anormalidades.

Itens de segurança
Macaco, chave de roda e triângulo de emergência. Faça uma checagem da presença e do estado geral destes equipamentos antes da viagem. Acrescente fusíveis e lâmpadas adicionais no kit, que podem ser úteis no caso de emergências.

Freios
Pedal esponjoso (com a sensação de pisar em uma esponja ou bola furada), pedal vibrando em frenagens leves, desvios de direção no momento da frenagem ou ruídos, podem indicar problemas nos freios.

por Adson Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais