Plano Operacional do Pré-Caju 2023 contará com 3 mil militares

Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar estarão atuando para garantir a tranquilidade da festa e a segurança de sergipanos e turistas (Foto: André Moreira)

O Plano Operacional do Pré-Caju 2023 foi apresentado neste sábado, 28. A apresentação do esquema pelos órgãos municipais e estaduais ocorreu no Espaço Sobre as Ondas, na Orla da Atalaia.

O Pré-Caju acontece de 3 a 5 de novembro e reunirá na capital sergipana grandes artistas nacionais como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte, Saulo, Léo Santana e Pedro Sampaio.

Segurança

A Polícia Militar contará com um efetivo de 3 mil militares, 36 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos, um veículo leve para circulação na faixa de areia, dois ônibus e quatro drones.

O evento contou com a participação do idealizador do evento, o vereador Fabiano Oliveira, o governador Fábio Mitidieri, além do prefeito Edvaldo Nogueira (Foto: Arthur D’Avila/PMA)

A PM fará ainda o policiamento periférico, controle de portões de acesso, acompanhamento dos trios e postos de desarmamento. Também realizará um trabalho especial em toda a extensão da faixa de areia da praia, o monitoramento de todo o perímetro com drones e equipamentos tecnológicos e disponibilizará um serviço intitulado “alerta celular”, para a rápida localização de aparelhos celulares furtados.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) terá um efetivo de 175 bombeiros. Além disso, a corporação contará com três viaturas tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento, duas viaturas de Unidade de Resgate, duas viaturas tipo UTV, duas viaturas de apoio e fiscalização, materiais e equipamentos.

A Polícia Civil estará atuando com a Delegacia de Turismo (Detur), conforme explicou a coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro. “Teremos equipes compostas por delegados, agentes e escrivães para confeccionar qualquer eventual procedimento, boletins de ocorrência, autos de prisão e de apreensão”, revelou.

Trânsito

A organização do trânsito contará com a atuação de 46 agentes, que ficarão responsáveis pela orientação na região da Orla da Atalaia e proximidade, assim como pelos bloqueios fixos e temporários, previstos para acontecer em pontos e horários estratégicos.

Na sexta-feira, dia 3, a partir das 17h, haverá bloqueio nos dois sentidos da via, desde a rotatória próximo ao Kartódromo até a rotatória do Oceanário. No sábado, dia 4, a interrupção de circulação de veículos em toda a extensão da Orla, sentido praias/Centro, será a partir das 6h, e no sentido Centro/praias, a partir das 9h. Da mesma forma, no domingo, 5, o bloqueio no sentido Centro/praias será de 9h às 5h de segunda-feira, dia 6.
Em todos os dias, agentes de trânsito farão a varredura das áreas, solicitando aos condutores a retirada dos veículos que estiverem estacionados, inclusive, em frente aos hotéis.

Além dos bloqueios na avenida Santos Dumont, no sábado e domingo, a partir das 9h, também haverá interdição no trânsito na avenida Rotary, próximo ao terminal da Atalaia. Na Coroa do Meio, também haverá dois pontos de bloqueios: um na avenida Mário Jorge com rua Urbano Neto, e outro na rua Delmiro Gouveia com Urbano Neto. É importante que a população fique atenta às alterações no trânsito e busque rotas alternativas.

Para garantir a mobilidade dos que não utilizarão veículos próprios, a SMTT também disponibilizará três pontos de táxis bandeiras. Haverá, ainda, uma operação do transporte público para facilitar o retorno para casa de quem vai ao Pré-Caju.

Saúde

O Pré-Caju contará ainda com  à atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e às ações educativas acerca de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizadas por meio do Bloco da Prevenção.

O Samu 192 Sergipe disponibilizará 27 profissionais, sendo dois médicos, seis enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem, um enfermeiro supervisor e quatro estagiários. Serão estruturados quatro postos em pontos estratégicos: duas motolâncias na concentração; uma Unidade de Resgate (UR do Corpo de Bombeiros Militar com a tripulação do Samu 192 Sergipe) próxima aos Arcos da Orla; uma Unidade de Suporte Avançado (USA) próxima ao Camarote Aju; uma Unidade de Resgate e duas motolâncias próximas ao Hotel Del Mar.

Com a finalidade de promover a prevenção de ISTs durante a festa, o Bloco da Prevenção, estratégia criada em Sergipe para atuação em eventos festivos, abrirá o desfile de blocos às 13 horas do dia 4 de novembro. O bloco desfilará na Orla da Atalaia com 500 foliões, acompanhado por uma banda de frevo, e conta com parceria da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Durante todo o percurso, serão distribuídos materiais informativos e disponibilizados preservativos masculinos e femininos. O posto de entrega será o carro temático, o ‘Camisildo’, veículo que, em seu interior, exibe cartazes informativos sobre as ISTs.

A Secretaria da Saúde de Aracaju realizará ações de Vigilância Sanitária, com monitoramento prévio durante todos os dias de festa. Cerca de 12 profissionais estarão atuando. Além disso, agentes de saúde, do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST, distribuirão preservativos e farão orientação sobre a prevenção combinada. Para o atendimento de emergências no local, um posto médico avançado será montado. Ele contará com 10 leitos, sendo dois de estabilização; seis poltronas para medicação rápida; e 30 profissionais atuando por dia, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

por Aisla Vasconcelos
com informações da SSP, PMA e Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais