Confira o que abre e fecha no feriadão da Independência

(Foto: Portal Infonet)

O feriado da Independência do Brasil, celebrado nesta quinta-feira, 7 de setembro, e o ponto facultativo de 8 setembro, decretado pelo Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, provoca alterações nos horários de funcionamento dos órgãos públicos e estabelecimentos comerciais.

Confira o que abre e fecha:

Shoppings

Riomar e Jardins – Em virtude da comemoração da Independência do Brasil, os shoppings Jardins e RioMar Aracaju funcionam em horário especial nesta quinta-feira. No dia 7 de setembro, os empreendimentos abrem a partir do meio-dia, com Lojas Americanas, praças de alimentação e operações de lazer funcionando das 12h às 21h. Os restaurantes funcionam a partir do meio-dia e fecham de acordo com as respectivas redes. As demais lojas e quiosques estarão fechados.

Os cinemas operam de acordo com o horário estabelecido pela Cinemark. Os hipermercados, clínicas e academias funcionam de acordo com as respectivas redes. Na sexta-feira, 8 de setembro, os centros comerciais abrem normalmente, das 10h às 22h, com grandes marcas funcionando a partir das 9h.

Shopping Prêmio – alimentação funciona das 12h às 22h; Cinesercla funciona das 13h13 às 21h; GBarbosa funciona das 08h às 20h e Americanas das 09h às 20h. Lojas estarão fechadas.

Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados (ASES) informou que no dia 07 de setembro os supermercados podem funcionar. A abertura do comércio varejista nesse feriado está prevista da Convenção Coletiva de Trabalho 23. Na sexta-feira, 8, os supermercados funcionam normalmente.

Mercados e feiras

Os mercados centrais e setoriais (bairros) funcionarão normalmente das 6h às 13h na quinta-feira, 7. As feiras livres deste dia acontecerão normalmente. São elas: as feiras dos bairros Santos Dumont (manhã) e Jabotiana (tarde).

Agências bancárias

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado da Independência do Brasil, comemorado em 07 de setembro. Na sexta-feira, 8, as agências abrem normalmente para atendimento ao público. No sábado, 9, e no domingo, 10, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Centro de Aracaju

O Centro Comercial de Aracaju não funcionará no feriado de 07 de setembro, mas funcionará normalmente na sexta-feira, 8, e no sábado, 9.

Parques

O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no bairro Jardins, abrirá das 5h às 21h30. O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente, das 6h às 18h.

Orla Pôr do Sol

Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol (Mosqueiro) ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h. Na sexta-feira, 8, todos os serviços da Emsurb funcionarão normalmente.

Chica Chaves

No bairro Industrial, o Centro de Artesanato Chica Chaves, estará aberto ao público das 9h às 16h.

Correios

Não haverá atendimento nas agências de Correios na quinta-feira, 7, feriado nacional do Dia da Independência do Brasil. Na sexta-feira, 8, as agências retomam o funcionamento normal. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível no feriado por meio dos seguintes canais: Site dos Correios  https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php; Atendimento automatizado, pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100 e Chat –  https://www.correios.com.br/

Saúde Aracaju

Funcionam normalmente as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais), além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).

A urgência odontológica funcionará normalmente, 24 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, Farolândia.

Também estará aberto o Centro de Atendimento à Síndrome Gripal na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, das 7h às 13h, no bairro Coroa do Meio.

O serviço de vacinação contra covid-19 e influenza nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins retornará na segunda, 11, bem como os atendimentos do Programa Ver a Vida.

Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, apenas com o acolhimento noturno dos usuários já em acompanhamento.

Estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde e a sede administrativa da SMS. O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funcionará, retomando os atendimentos na segunda-feira, 11, a partir das 7h.

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe não funcionará nesta quinta-feira, 7, feriado da Independência do Brasil. O órgão volta a funcionar na sexta-feira, 8, das 7h30 às 17h.

Segurança

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará, podendo as denúncias e registros de reclamações serem realizadas de forma on-line, através da plataforma AjuInteligente ou através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

UFS

Diante do feriado do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, e da necessidade de sincronia entre os calendários dos campi, a UFS incluiu como recesso o dia 08 de setembro de 2023, nos calendários acadêmicos e administrativo dos campi de Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Sertão. Nos campi das cidades de São Cristóvão e Lagarto, a data já é feriado municipal. O funcionamento dos serviços essenciais deverá ser assegurado, conforme escalas já estabelecidas, e, no caso do Hospital Universitário de Aracaju, segundo as determinações da Coordenação da Ebserh.

MPE

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) não funcionará nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8.

TRT 20

Não haverá expediente interno e de atendimento ao público nas unidades judiciárias e administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região na quinta-feira, 7, nem na sexta-feira, 8.

TJSE

Não haverá expediente em todas unidades judiciais do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) da capital e interior  nesta quinta-feira, 7, feriado, e sexta-feira, 8, ponto facultativo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais