Confira programações religiosas do dia de N. Sra. da Conceição

0

Para quem quer aproveitar o feriado desta sexta-feira, 8, Dia de Nossa Senhora da Conceição, para prestar homenagens à santa, a programação religiosa do dia é variada e atende tanto aos adeptos dos cultos africanos quanto aos católicos.

 

Na Catedral Metropolitana de Aracaju, localizada no centro da cidade, a abertura dos eventos ocorreu no dia 29 de novembro. A partir de então, começaram as novenas e missas, que encerraram nesta quinta-feira.

 

No dia 8, a programação da igreja católica inicia às 6h30 com o Ofício à Imaculada e percorre o dia todo com missas e procissão. O ponto alto da festa acontece com a celebração interconfessional, às 11h30, onde estarão presentes adeptos de todas as religiões em frente à catedral.

 

“Neste momento é quando acontece a lavagem das escadas e o ato interconfessional entre as igrejas católica, umbanda e candomblé”, explica o assessor de comunicação da Cúria Metropolitana, Edmilson Brito.

 

De acordo com ialorixá Maria Angélica de Oliveira, presidente da Comissão Estadual de Centro Prol festividade Lavagem da Conceição, este ano a festa faz 24 anos. Ela foi iniciada por um grupo de oito amigos, liderado pelo artista plástico Otávio Luiz.

 

“A primeira edição da festa foi feita com o intuito de alguns alunos para agradecer a aprovação no Concurso Vestibular na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Depois de alguns anos, a responsabilidade da festa foi passada para meu pai, o babalorixá José de Oliveira e consequentemente para mim”, comenta Maria Oliveira.

 

 

Programação:

 

Católica (Catedral Metropolitana de Aracaju)

 

Dia 8

6h30 – Ofício à Imaculada

7h – missa solene

9h30missa de ordenação diaconal

11h30 – celebração interconfessional onde estão presentes adeptos das igrejas católicas, umbanda e candomblé – momento que ocorre a lavagem das escadas.

15h30 – consagração à Nossa Senhora e Rosário

16h30 – acontece a solene procissão de Nossa Senhora da Conceição – saindo da Praça Olímpio Campos, percorrerá as ruas Santo Amaro, São Cristóvão, Capela, Itaporanga, Lagarto, Avenida Barão de Maruim, Itabaiana e retorna ao praça de partida.

– Missa de encerramento

 

Candomblé e Umbanda (Colina Santo Antônio e praia de Atalaia)

 

Dia 8

5h- Alvorada na colina Santo Antônio

7h – recepção aos motoristas que conduzirão os terreiros na rua Armindo Guaraná, 606 – no bairro Santo Antônio

8h – acontece o toque de Xirê aos Orixás no alto da Colina

9h – recepção aos grupos Afros, Abacás, Capoeiras, Terreiros e convidados

10h – Acontece o cortejo descendo a colina com destino a Igreja Nossa Senhora da Conceição (Catedral Metropolitana)

11h30– lavagem das escadarias da igreja com perfume, água e flores com ato litúrgico

19h – Comemorações e concentração serão na praia de Atalaia – onde os Ilés, Abacás e Centros de Umbanda fazem suas oferendas a Oxum.

 

 

Municípios

 

Além de Aracaju, mais quatro municípios sergipanos – Riachuelo, Canindé do São Francisco, Arauá e Brejo Grande – têm a santa Nossa Senhora da Conceição como padroeira da cidade. Nesta sexta-feira o feriado será nas cinco cidades.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais