Conheça melhor o futuro Desembargador do TJ/SE

0

A eleição para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça ainda não tem data marcada, mas já está definido que ela será de forma direta, secreta e que 16 candidatos estão aptos para concorrer à cadeira. Somente advogados que estão devidamente habilitados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) podem votar, mas a equipe de jornalismo do Portal Infonet traz para o conhecimento do internauta um rápido perfil dos pleiteantes à vaga.

O pleito é só o primeiro passo para a escolha do novo nome. Ele formará a lista dos seis nomes dos mais votados que será enviada ao Tribunal de Justiça. Os desembargadores escolherão três entre eles e apresentarão ao governador Marcelo Déda, que indicará quem vai ocupar a vaga deixada pelo desembargador aposentado Manoel Pascoal  Nabuco D”Ávila.

Data
A eleição estava prevista para a segunda quinzena de novembro. Entretanto, após o recurso do deputado federal Mendonça Prado (DEM), questionando a decisão do Conselho Seccional da OAB/SE em não aceitar o pedido de impugnação da candidatura de Edson Ulisses, impetrado pelo próprio deputado e pelo vereador Josenito Vitale (PR), o Nitinho, a mesma deverá ser adiada.

De acordo com o vice-presidente da Ordem, Valmir Macedo, a Diretoria já decidiu que o recurso é intempestivo, mas o Pleno do Conselho irá se reunir na próxima terça-feira, 30, para avaliá-lo. “Na mesma reunião deverá sair a data da eleição. E atendendo ao edital será dado um prazo para que os candidatos promovam sua campanha”, completa.

Pré-requisito
Para concorrer ao cargo, o candidato necessita ser advogado com mais de dez anos de exercício profissional, ter notório saber jurídico e reputação ilibada. Dos 17 candidatos que se inscreveram à data somente um teve a candidatura indeferida por não cumprir o pré-requisito de ter mais de dez anos de exercício ininterrupto da advocacia.

Clique no candidato para ver seu currículo e propostas:

Aida Mascarenhas Campos
Carlos Freire Madureira Junior

Edson Ulisses De Melo
Emília Correa Costa
Geralda Cristina Da Silva Menezes Bezerra
Gilmar Rosa Dias
João Santana Filho
Jose Alvino Santos Filho
Jose Jorge Rabelo Barreto
Laert Nascimento Araújo
Nilton Vieira Lima
Roberto Baldo Cunha

(Os outros quatro candidatos à vaga (Alvaro Joaquim Fraga, Maria Clarete Ribeiro Silveira, José Eduardo de Santana Macedo, Yêda Maria Déda Peixoto Torres) também foram contactados pelo jornalismo do Portal Infonet, mas até o fechamento desta matéria não encaminharam as suas respostas.)

Por Raquel Almeida

Comentários