Conselho Penitenciário inspeciona Cadeião

0

Foto: Ascom/Sejuc
Na tarde da última terça-feira, 18, o Conselho Penitenciário de Sergipe (Copen/SE) realizou inspeção de rotina na Cadeia Territorial Pública de Nossa Senhora do Socorro, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). A iniciativa teve o objetivo de verificar o cumprimento das exigências da Lei de Execuções Penais (LEP). Uma das determinações é que, mensalmente, uma unidade prisional seja visitada pelo Conselho.

Para esta atividade do Copen/SE, a Sejuc foi oficiada com antecedência, como é de praxe, e organizou o sistema de segurança na hora da inspeção visando proteger os profissionais que visitam a Unidade prisional. “Antes de qualquer visita, tanto do Juiz da Vara de Execuções Criminais, como de qualquer Conselho que queira fiscalizar as unidades, recebemos um ofício discriminando o dia e a hora da inspeção. A partir daí organizamos ações de segurança que visam proteger a integridade física desses profissionais durante o procedimento. Caso não sejamos oficiados com antecedência, a entrada no presídio não é permitida, no intuito de resguardá-los”, informou o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Manuel Lúcio Neto.

De acordo com o presidente do Conselho, Francisco da Rocha, a inspeção foi muito positiva, pois o presídio apresenta uma boa estrutura e organização dentro dos padrões. “O que pude observar foi uma unidade organizada, limpa, com funcionários sempre trabalhando. A inspeção foi proveitosa”, ressaltou.

Para o diretor da unidade, Sidney Marinho, a inspeção teve resultado satisfatório. “O Conselho vistoriou toda a área da unidade, por exemplo: os alojamentos dos agentes, o trabalho dos funcionários, áreas comuns aos internos, entre outros setores. Pude perceber que a impressão que os conselheiros tiveram após a inspeção foi a melhor possível, pois viram uma cadeia limpa, organizada e, o principal, puderam observar também a disciplina dos internos”, declarou.

Fonte: Ascom Sejuc

Comentários