Cope identifica quadrilha e prende acusados de roubos de celulares

Delegada explica investigações e modo operante da quadrilha. (Foto: Portal Infonet)

Uma quadrilha responsável por furtos e receptação de celulares foi desarticulada e está sob investigação do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope). O órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) convocou uma coletiva de imprensa e detalhou as prisões, incluindo de um empresário aracajuano do ramo de celulares identificado como Diego Elias Santos Ferreira, 31 anos.

Os detalhes foram transmitidos pela delegada Mayra Moinhos, a qual explicou que o grupo agia a partir do furto e do roubo de celulares e, em determinados casos, passava pela prática de extorsão para que a vítima se sentisse forçada a liberar o desbloqueio do aparelho.

“Ao ter o aparelho subtraído, ele chega na mão do receptador, que está em posse do seu chip e da linha de telefone, e com isso tenta invadir as redes sociais da vítima e fazer posse das suas fotos e dados. O criminoso guarda as informações e manda um link para a pessoa informando que seu celular subtraído está em Alagoas. A pessoa clica na isca e ela o redireciona para uma página falsa da internet em que a vítima acredita que está conversando com o fabricante, quando na verdade está falando com um criminoso. Com os dados do telefone inseridos pela vítima, o criminoso vai desbloqueá-lo, formatá-lo e vendê-lo”, narrou a investigadora.

Conversas de whatsapp mostram modo de atuação dos criminosos. (Fotos: SSP)

Segundo Mayra, as investigações em território sergipano se iniciaram há cerca de um ano, quando uma arquiteta e a esposa de um deputado estadual foram vítimas do golpe. A partir de então, a polícia descobriu o esquema criminoso e a sua origem, que ocorria via grupo de Whatsapp coordenado por um homem identificado pelo apelido de ‘Mayca’. “O verdadeiro nome dele é Cristian David Rodrigues. Ele é empresário, dono da DJ Cell Serviços em Telefonia e Informática, e DJ. “Mayca” mora na região da Pavuna, no Rio de Janeiro. Na localidade, é conhecido ainda como ‘o cara que desbloqueia Iphone’ e utilizava o nome de ‘Rozan Páginas’, para vender o sistema dele em redes sociais para todo o país”, detalhou a SSP.

Além dele, foram identificados Emerson Lins Lopes Cardoso, 42 anos, residente em Belém (PA) e acusado de ser o responsável pelas ameaças, e Diego Elias Santos Ferreira, 31 anos. O último é natural de Aracaju e é conhecido por ser proprietário de uma empresa especializada na venda de aparelhos celulares. Conforme relato da SSP, ele ficou conhecido no processo investigativo por ostentar nas redes sociais, em hotéis de luxo, resorts e viagens periódicas.

Apesar do grau de investigação avançada na operação, apenas Diego Elias permanece detido, enquanto que os demais foram liberados após prisão temporária.

O Portal Infonet tentou contato com os citados na matéria, mas não obteve êxito na localização de ambos, tendo conseguido apenas o envio de um e-mail para Cristian David Rodrigues, através do endereço eletrônico disponibilizado via internet. O Portal Infonet permanece à disposição e informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

por Daniel Rezende

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais