Coroa do Meio: PMA pede reintegração de posse do terreno

Famílias ocuparam o terreno na última sexta-feira, 4 (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Prefeitura de Aracaju informou nesta terça-feira, 8, que pediu a reintegração de posse do terreno localizado na Coroa do Meio, que foi ocupado por  famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na última sexta-feira, 4.

O pedido foi feito por da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que é a proprietária do terreno. A PMA disse que também que não foi notificada, oficialmente, da decisão da Justiça e continua aberta ao diálogo com o movimento.

As famílias chegarem a se reunir com representantes da PMA nessa segunda-feira, 5, mas não houve acordo porque os integrantes do MTST exigiram a saída Guarda Municipal do local, mas a PMA decidiu manter o efetivo.

De acordo com as famílias, os agentes da GMA impedem a entrada de água, alimentos e materiais para construção de barracos.  A PMA alegou que os guardas municipais estão no local em cumprimento de sua função de resguardar o patrimônio público, mas sobretudo para assegurar a segurança das pessoas que ali se encontram.

Paula Eduarda, integrante do MTST e ocupante, disse que desconhecia o pedido de reintegração de posse feito pela PMA e garantou que as famílias somente aceitarão as negociações quando os guardas municipais deixarem o local. 

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, esteve na manhã desta quarta-feira, 9, na ocupação localizada no bairro Coroa do Meio para iniciar o processo de cadastramento das famílias que estão no local. Entretanto, os ocupantes se recusaram a receber a equipe da Prefeitura. O cadastramento é algo primordial para a administração traçar o perfil dessas famílias e iniciar uma política de assistência para o grupo. Desde o último sábado, 5, a Prefeitura de Aracaju tenta dialogar com os líderes do movimento para a desocupação do terreno que pertence à Emurb.

por Verlane Estácio com informações da PMA

*A matéria foi alterada às 9h30 de 09/05 para acréscimo de informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais