Corpo de Bombeiros atua na limpeza das manchas de óleo

Atuação ocorreu no final de semana (Foto: Sérgio Silva)

A força-tarefa que atua para conter as manchas de óleo ganhou reforços no sábado, dia 2 de novembro, com a adesão do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe.

A alternativa foi pensada pela Prefeitura de Aracaju para ampliar e intensificar as ações que vêm sendo empreendidas com o objetivo de minimizar os impactos do óleo nas praias sergipanas. Para começar a atuação, os bombeiros militares estiveram na Praia da Cinelândia, em Aracaju, onde, junto a voluntários, recolheram o óleo da areia. 

Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida, foram mais de 140 homens e mulheres (70 no sábado e 70 no domingo) que contribuíram com esse trabalho árduo de limpeza das manchas, que agora são menores e requerem um trabalho minucioso. “Esse pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, atendido prontamente pelo Corpo de Bombeiros, vem ajudar e muito nessa limpeza da cidade”, afirma.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, também acompanhou a ação. De acordo com ele, foram disponibilizados os alunos que vão iniciar o curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros, que representam um incremento à atuação da Prefeitura nas áreas onde há uma maior concentração do óleo. 

“Auxiliando na minimização do impacto ambiental, retirando o mais rápido possível esse óleo que ainda está nas nossas praias, junto ao Exército, à Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), à Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) à empresa contratada pela Petrobras, etc”, diz major Silvio.

Um dos técnicos ambientais responsáveis por esse monitoramento acompanhou a ação. Júlio César Vieira, servidor da Sema, explicou aos alunos como a limpeza da área deve ser feita. “É um pouco complicado porque agora as manchas estão bem menores. Mas o material não penetra a areia, fica numa camada superficial, então não requer força, assim, pegamos a menor quantidade de areia possível, a fim de separar o óleo de forma mais fácil e rápida. É um trabalho paciente, que tem que ser executado da melhor forma possível”, diz Júlio.  

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais