Correios comemora Dia do Carteiro neste sábado, 26

Carteiros comemoram a data (Foto: Divulgação Correios)

Todos os dias, faça sol ou chuva, os carteiros percorrem as ruas das cidades, não apenas distribuindo encomendas e correspondências, mas levando notícias, emoção, inclusão e desenvolvimento. Para lembrar a importância desses profissionais, neste sábado, 25 de janeiro, é comemorado o Dia do Carteiro, mesma data em que são celebrados 351 anos de atividades postais no Brasil.

Em Sergipe, o dia é comemorado, ao longo desta e da próxima semana, em todas as unidades operacionais da capital e Grande Aracaju. Os carteiros paralisam brevemente suas atividades para participar de um café da manhã especial, um singelo agradecimento pela contribuição de cada um deles para o cumprimento da missão da empresa – aproximar pessoas, instituições e negócios.

Para o diretor da ECT em Sergipe, Fernando Jasmim, a imagem do carteiro se confunde com a dos Correios. “O carteiro é o símbolo maior dos Correios e é parte da família brasileira, pois visita diariamente as residências de todo o Brasil”, afirma Jasmim. Ele lembra ainda que, ano após ano, pesquisas mostram que o carteiro é um dos profissionais em que a sociedade deposita maior confiança.

Nos Correios há 35 anos, o carteiro Geraldo Campos, 57, já está prestes a se despedir da empresa, mas o fará com o sentimento de dever cumprido. “Ser carteiro, para mim, foi a melhor coisa que me aconteceu ao longo de todo esse tempo. Comecei a trabalhar aos 14 anos no comércio, mas eu me realizei profissionalmente quando ingressei nos Correios”, conta o experiente carteiro, que saiu da cidade sergipana de Porto da Folha, ainda adolescente, para melhorar de vida na capital.

Enquanto Geraldo já pensa em deixar de fazer parte do quadro da empresa, a carteira Silvanda Vieira, 22, ingressa na ECT com vontade de cumprir da melhor forma possível as atribuições do seu cargo. Ela chegou à empresa em setembro, após prestar o concurso público realizado em 2011. Silvanda conta que em cinco meses já está adaptada ao ritmo de trabalho, mas ainda tem muito a aprender. “Nesse pouco tempo, o que mais me deixa feliz é a forma como as pessoas me recebem em suas casas, no momento da distribuição das cartas”, comenta.

Quadro ampliado

A Diretoria Regional dos Correios em Sergipe (DR/SE) conta atualmente com 517 carteiros em atividade, o que corresponde a quase metade do efetivo total da empresa no estado. Mais de 260 carteiros foram contratados nos últimos cinco anos, para ocupar vagas abertas e ampliar o efetivo, o que possibilitou uma melhora significativa dos serviços prestados à população sergipana.

Prova disso é que a DR/SE está entre as primeiras colocadas do país no Índice de Desempenho Operacional (IDO), indicador que mede a qualidade das atividades realizadas por carteiros e Operadores de Triagem e Transbordo (OTTs). Em dezembro, Sergipe ficou em terceiro lugar nacional nesse índice.

Fonte: Ascom Correios

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais