Corrida do Fogo Simbólico abrirá comemoração da Independência

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e em parceria com outras secretarias e instituições, está preparando uma vasta programação para comemorar os 185 anos da Independência do Brasil. O tema da Semana da Pátria 2007 é “Brasil Independente – Um Brasil Para Todos”. A abertura oficial das comemorações vai acontecer neste sábado, 1º de setembro, às 8h30, na Praça Fausto Cardoso, com a “Corrida do Fogo Simbólico da Pátria”. No dia 7 de Setembro, a partir das 8h, acontecerá o grande desfile cívico-militar na Avenida Barão de Maruim.

A solenidade de abertura da Semana da Pátria será comandada pelo governador do Estado, Marcelo Déda. Em seguida, a Pira da Independência será acesa por professores do Departamento de Educação Física da SEED. O fogo simbólico será conduzido por atletas da rede pública estadual, municipal, entidades privadas e clubes esportivos, da Praça Fausto Cardoso até a Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia. A corrida será encerrada com shows da Orquestra Sinfônica de Sergipe e do Grupo Imbuaça.

Programação

Durante a semana, serão realizadas atividades por todo o Estado envolvendo estudantes das redes pública e particular de ensino. Ainda no dia 1 º de setembro, às 15h, acontecerá o desfile estudantil pela Rua Nestor Sampaio, no Bairro Suíssa, envolvendo escolas da rede particular. Já no domingo, 2 de setembro, um grande desfile cívico acontecerá pelas ruas do Bairro Siqueira Campos, onde desfilaram alunos de escolas públicas do município de Aracaju.

As comemorações dos 185 anos de Independência prosseguem na segunda-feira, 3 de setembro, às 8h, na Praça Fausto Cardoso, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe e de Aracaju e a participação da banda do Colégio Militar de Sergipe. Às 11h, será realizada uma Mostra Histórica da Independência do Brasil no Espaço Cultural da SEED, localizado na Rua Gutemberg Chagas.

Neste mesmo dia, às 15h30min, acontecerá a atividade “Educando Através do Esporte”, coordenada pelo Departamento de Educação Física (DEF) da Secretaria de Educação. A programação deste dia será encerrada às 17h com a apresentação do Concerto da Independência, pela Banda da 28º Batalhão dos Caçadores, na Praça Fausto Cardoso.

Nos dias 4 e 5 de setembro, às 8h, ainda na Fausto Cardoso, as atividades cívicas recomeçam com o hasteamento das bandeiras e a apresentação das bandas das Escolas Estaduais Dr. Manoel Luiz e Valnir Chagas, respectivamente. Às 15h30min, os técnicos do DEF voltam a executar o programa “Educando pelo Esporte”, e às 17h, acontece novo concerto, desta vez com as presenças das bandas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Sergipe. Já no dia 6, às 8h, as atividades se resumem ao hasteamento solene das bandeiras. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais