Cortejo de Santa Bárbara acontece com medidas restritivas no dia 4

Evento acontecerá no mesmo formato do ano passado adotando medidas restritivas e enfrentamento ao coronavírus. (Foto: Divulgação)

O Cortejo de Santa Bárbara é uma celebração que encontra-se no Calendário Oficial Cultural do Estado de Sergipe por meio da lei 8.146.  Apesar do avanço das vacinações, este ano acontecerá no mesmo formato do ano passado adotando medidas restritivas e enfrentamento ao coronavírus (COVID-19).

Deste modo, o evento que é realizado pela Associação Luz do Oriente ( A. L.O) em parceria com o Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé vai permanecer obedecendo ao decreto vigente. Assim, no dia 04 de dezembro , às 09h acontece as homenagens à Santa Bárbara (santa aclamada pelos católicos) e Iansã ( orixá presente nas religiões de matriz africana) através de uma carreata.

Neste sentido, os participantes do evento podem realizar os seus louvores trajados de vermelho e branco como todos os anos , reforçando que devem está dentro dos seus veículos ( carro ou moto), usando máscara e se atentar quanto a utilização de álcool em gel para higienizar as mãos. Deste modo, haverá paradas pontuais no Mercado Central (passarela das flores) e na frente do Quartel dos Bombeiros de Aracaju para que os fiéis façam as suas preces ( Santa Bárbara é considerada madrinha dos bombeiros e protetora dos feirantes).

“É necessário termos consciência de que estamos num período atípico devido à pandemia , agora a percebemos de maneira mais leve, mas a prevenção é crucial para sairmos definitivamente dessa condição. Esse ano, iremos celebrar o centenário do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe que sempre faz questão de abrir “as portas” para a nossa comunidade de axé , independente de religião a celebração da fé é verdadeira, genuína. Assim, o Cortejo acontece nesse formato e também fazendo as homenagens aos nossos feirantes “, pontua a Presidente da Associação Rita de Cássia (Mãe Tassytaoo).

A carreata se inicia na Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), passando pelo Mercado Central de Aracaju , em direção ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 762- Centro).Mais informações, através do telefone: 79 9 9918-5868 ( José dos Santos – um dos responsáveis pelo evento).

Fonte: Ascom/Cortejo de Santa Bárbara

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais