Covid-19: bancários pedem redução do expediente e protocolo unificado

Covid-19: bancários pedem redução do expediente e protocolo unificado (Foto: SEEB/SE)

Diante do aumento de casos de Covid-19 e do surto de Influenza, o Comando Nacional dos Bancários cobrou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) o cumprimento rigoroso da unificação nos protocolos de segurança para conter a nova onda de Covid-19 e da influenza nas agências bancárias de todo o país.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB), foi realizada uma mesa de negociação nesta terça-feira, 18, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban para que algumas mudanças possam ser implementadas a fim de preservar a saúde dos funcionários e clientes.

Na visão do SEEB, é importante exigir uma unificação dos protocolos sanitários em todas as agências do país. A exemplo de:

– Sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados;

– Afastamentos de bancários (as) com casos confirmados e suspeitos até a saída do resultado do teste;

– Testagem dos bancários (as);

– Exigência do passaporte da vacina dos clientes;

– Distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários;

– Protocolo unificado;

– Retomada do teletrabalho em home office;

– Controle de acesso de clientes;

– Redução do horário de atendimento para diminuir tempo de exposição;

– Garantia de álcool-gel nas agências e departamentos;

– Manutenção de marcação do distanciamento;

– Suspensão de visitas a clientes, pelo menos neste momento de alta de casos de infecção;

– Melhorar o atendimento da telemedicina;

– Compromisso com a não-demissão;

– Antecipação da vacinação contra a gripe.

Durante a reunião sindicalistas defenderam testagem de todos os trabalhadores para detectar e barrar novas contaminações e também o reforço dos protocolos de distanciamento, assim como a utilização dos equipamentos de segurança como máscara e álcool gel e o fim da cobrança absurda por metas. A necessidade de cuidado com as pessoas do grupo de risco também foi levantada.

Posição da Fenaban

Segundo o sindicato, a Fenaban afirmou que vai reunir os bancos para analisar as demandas apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários e dará a resposta para representação dos trabalhadores. “Uma nova reunião para tratar do assunto está prevista para ocorrer na semana que vem. Além disso, da parte dos trabalhadores, cada comissão específica de trabalhadores deve se reunir e buscar negociação com os respectivos bancos”, destacou a categoria.

por João Paulo Schneider 

Com informações do SEEB

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais