Covid-19: MPF, MPT e MP/SE criam campanha para financiar ações da UFS

0
Arte: Base Propaganda

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do estado de Sergipe (MP/SE) lançaram, nesta sexta-feira, 19, a campanha institucional “Tô com a UFS”. O objetivo é arrecadar recursos a serem destinados a ações de combate ao novo coronavírus, executadas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). A mobilização é resultado de um termo de cooperação assinado entre representantes dos três ramos do Ministério Público, a universidade e a fundação no último dia 4 de junho.

Por meio da campanha, a iniciativa privada e a sociedade sergipana são chamadas a apoiar plano de ação da UFS com pesquisas e projetos em desenvolvimento para enfrentamento da pandemia da covid-19. A UFS possui dois hospitais universitários: o Hospital Universitário de Sergipe (HU), localizado em Aracaju, e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL), localizado no município de Lagarto. As unidades estão inseridas na atenção à saúde do Estado e disponibilizaram 34 leitos de UTI exclusivos para pacientes de covid-19.

Os artistas sergipanos se engajaram na ação em favor das pesquisas científicas na UFS, que conta com a música “Irmã, Irmão!”, composta para a campanha por Joésia Ramos e Henrique Teles e gravada com a participação de 28 intérpretes. Confira abaixo o videoclipe da canção, que foi produzido com direção de Werden Tavares e Fábio Vivas e edição da Brasil Filmes:

Segundo o relatório “Research in Brazil: Funding Excellence da Clarivate Analytics”, a Universidade Federal de Sergipe é a instituição de ensino superior que apresenta maior impacto em pesquisas na área de Ciências da Saúde do Brasil. No mesmo índice, a UFS ocupa o 4º lugar geral, levando-se em consideração as áreas das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Agrícolas e Engenharia.

Como doar 

As empresas e particulares que quiserem se juntar à ação solidária podem fazer suas doações pela seguinte conta bancária: 

Banco do Brasil

Agência: 3611-0
Conta Corrente: 31641-5. CNPJ 97.500.037/0001-10
Destinatário: FAPESE UFS CONTRA COVID

Fiscalização

Conforme consta no acordo firmado, a UFS e a Fapese se comprometem a usar o montante arrecadado exclusivamente em ações de combate à covid-19, sem visar ao lucro. A verba não poderá ser empregada na remuneração de pessoal.

MPF, MPSE e MPT poderão, a qualquer momento, acompanhar e supervisionar a execução das ações previstas no plano de combate à covid-19, e a universidade deverá prestar contas da aplicação dos recursos arrecadados em 180 dias ou sempre que solicitado.

Em caso de descumprimento de qualquer cláusula do termo, o acordo poderá ser rescindido unilateralmente e será cabível a responsabilização pelas obrigações assumidas no termo de compromisso.

Fonte: MPF

Comentários