Cuidados na segurança elétrica devem ser redobrados no período junino

A queima de fogos de artifício perto de fios elétricos, postes e outros condutores de energia pode gerar riscos à população (Foto: Energisa)

Fogueiras, fogos, bandeirinhas e festas de rua são marcas registradas do período junino, mas para a população curtir com segurança, o cuidado precisa ser intensificado.

A Energisa reuniu a imprensa na tarde da última terça-feira, 30, para tratar sobre as orientações de segurança no período junino falar da importância de conscientizar turistas e a população.

Orientações de segurança

Para quem vai decorar a frente da casa com bandeirinhas, a recomendação é colocar longe de postes. O mesmo vale para as fogueiras, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia.

Reunião com a Imprensa promovida pela Energisa (Foto: Portal Infonet)

“É importante evitar amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, explica o coordenador de Qualidade da Energisa, Fabiano Nascimento.

A queima de fogos de artifício perto de fios elétricos, postes e outros condutores de energia pode gerar riscos à população, mas também curtos-circuitos e possíveis quedas de energia.

A prática de soltar balões pode causar grandes acidentes, assim como os exemplos anteriores, principalmente se caírem em subestações ou sobre redes elétricas.

Colisões em postes

De janeiro a maio, já foram registradas 100 ocorrências de acidentes envolvendo postes, sendo uma redução de 11% no número das ocorrências quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Aracaju lidera o ranking com 33 ocorrências, seguida da cidade de Itabaiana. Em Aracaju, os bairros com mais ocorrências são Augusto Franco, Jardins, Ponto Novo, Treze de Julho e Santa Maria.

Ainda que haja uma diminuição em relação ao ano passado, o tema precisa de atenção redobrada. O consumo de bebidas alcóolicas está diretamente ligado ao risco de acidentes, mas sono, cansaço e excesso de velocidade são causas que também devem ser tratadas.

A colisão de veículos em postes impacta o fornecimento de energia em hospitais, escolas e a para população.

Chuvas

Durante as festas de rua, a incidência de chuvas e raios pode trazer riscos. Nesses casos, a população deve procurar algum abrigo, evitar ficar debaixo de árvores e se estiver dentro do carro, aguardar que a tempestade passe.

por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais