Deagro vai cadastrar usuários das águas brutas do Rio São Francisco

Ontem, dia 5 de abril, no auditório da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), foi realizado um treinamento para os técnicos das 12 Unidades do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Deagro). O intuito era capacitar os mesmos à aplicação do cadastro dos usuários de águas brutas de todos os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Segundo o coordenador da ação, Carlos Augusto Pereira da Silva, a expectativa é de que todas as propriedades sejam visitadas e de que cerca de 3 mil usuários das águas da Bacia do São Francisco sejam cadastrados dentro dos próximos 120 dias. “Nosso objetivo é saber quantos e quem são esses usuários, de que forma a água vem sendo utilizada e, sobretudo, em que quantidade”, diz Silva.

Contudo, a questão de para que a água é usada não será a principal. “Independente da finalidade que as pessoas dão à água, após o cadastramento, a pessoa só poderá usufruir da mesma com autorização da SRH, ou seja, se for necessário o dono da fazenda abrir um poço artesiano em sua propriedade ele terá de solicitar autorização ao SRH”, explicou Silva, acrescentando, que atualmente todos os poços são cadastrados pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (Dehidro) que detém informações sobre vazão, profundidade e tipo de água.

Nos outros Estados brasileiros a medida está sendo encaminhada pela Agencia Nacional de Águas (ANA), conforme informou o coordenador da ação aqui no Estado. Ele acrescentou ainda que o objetivo da iniciativa é assegurar o uso racional das águas captadas nos mananciais que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco  e exemplo dos rios Sergipe, Japaratuba, Piauitinga e Cotinguiba.

A expectativa é de que a partir das informações colhidas no questionário a ANA conceda aos usurários a outorga do  uso das águas brutas da Bacia do São Francisco. A idéia é que durante as visitas de cadastramento os técnicos do Deagro prestem esclarecimentos, tirem dúvidas e distribuam folderes e cartazes entre os usuários ribeirinhos. Mais informações pelo telefone (0xx79) 2107-7715.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais