Defesa Civil alerta sobre risco de deslizamento

0

São Cristovão é uma área de risco por causa do rio que corta a cidade e morros (Foto: Portal Infonet)

A preocupação da Defesa Civil Estadual com alagamentos e deslizamentos aumenta no período chuvoso por causa das áreas de riscos no Estado. A orientação é que os moradores procurem abrigos em locais seguros.

Os principais municípios em área de risco apontados pelo coronel Gilfran Mateus são: Laranjeiras, São Cristovão, Maruim, Estância e Salgado que apresentam riscos de alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil Estadual informou que desde abril palestras e oficinas de prevenção estão sendo realizados nesses municípios.

De acordo com o coronel Gilfran Mateus, em algumas cidades já foram realizados simulados para casos  de enchentes. “Desde abril estamos realizando oficinas e planos de contingências envolvendo as comunidades”, explica o coronel.

No município de Salgado, as chuvas de segunda-feira, 17, apresentou alguns pontos de alagamentos. Uma equipe da Defesa Civil já esta no local realizando a análise das casas alagadas para saber se há algum risco de desabamento.

Deslizamento aconteceu em maio no bairro Santo Antônio

Orientações

A Defesa Civil Estadual orienta as famílias que morem em regiões de risco a ficar em alerta com as chuvas. “Enviamos avisos de alerta para as coordenadorias municipais e para a mídia com o objetivo de manter esses moradores informados. A orientação é que essas pessoas acionem o Corpo de Bombeiros em caso de deslizamento e enchente”, explica o coronel Mateus.

O coronel ainda explica que os moradores não precisam esperar as casas apresentarem problemas para a retirada. Assim que começar a chover a orientação é procurar abrigo em escolas ou prédios que não apresentem riscos.

Áreas de risco em Aracaju

No mês de maio, um deslizamento foi registrado no bairro Santo Antônio. Segundo o coordenador da DC, Reginaldo Moura, são consideradas áreas de risco os seguintes locais em Aracaju: Bairro America, Cirurgia, na rua Riachão, Cidade Nova, Bairro Industrial, no Manoel Preto, Jaboatiana, Jardim Centenário, Lamarão, Olaria, Porto Dantas , Santo Antonio, Santa Maria e Soledade.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais