Defesa Civil atende oito ocorrências durante alerta de chuva moderada

(Foto: Ascom/Semdec)

A Prefeitura de Aracaju intensifica o monitoramento da instabilidade climática na capital, desde o final de semana, quando, no domingo (19), emitiu um alerta de chuva moderada para 48h, com encerramento no final da tarde desta terça-feira, 21. Neste período, as equipes do Comitê de Gerenciamento de Crise mantiveram atenção para reforço de ações preventivas e prontidão, para atendimento às demandas da população.

De acordo com o monitor de chuva da capital, nas últimas 48h, foi registrado o acumulado de 78,4 milímetros, com maior concentração na zona Norte, onde, somente nesta terça-feira, choveu o equivalente a 40 milímetros.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que a chuva ocorreu de forma bem distribuída, não ocasionando situações de maior gravidade. “Atendemos, nesse período de alerta, o total de oito ocorrências registradas através do serviço emergencial 199, e intensificamos o monitoramento nas áreas de risco”, frisa o coordenador.

Entre as solicitações atendidas estiveram quatro chamados para avaliação de risco de desabamento nos bairros Atalaia, 18 do Forte, Lamarão e Bairro Industrial; uma avaliação de risco de queda de árvores, no bairro Santo Antônio; duas para risco de deslizamento de terra no bairro Porto Dantas.

“Apesar do alerta emitido através do serviço 40199 se encerrar no final da tarde desta terça-feira, continuamos monitorando a instabilidade e adotando todas as medidas necessárias a um rápido atendimento às demandas que possam surgir”, acrescenta Robson Rabelo.

Os cidadãos devem estar atentos à inclinação de árvores e postes, especialmente em regiões de encostas, assim como devem observar o aparecimento de rachaduras ou afundamento de solo, nas residências. A Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, pelo número 199, caso alguma situação de possível risco seja identificada.

Movimentação de massa

A Defesa Civil de Aracaju informa que, na noite da última segunda-feira, 20, houve registro de movimentação de terra e iminência de queda de árvore, na encosta localizada no bairro Porto Dantas.

A ocorrência, protocolada através do serviço emergencial 199, foi prontamente atendida, sem constatação de maior gravidade. Não houve pessoas atingidas ou imóveis afetados.

A área é monitorada frequentemente pelo órgão, que também mantém os moradores da região orientados sobre possíveis sinais de risco e medidas preventivas, como o acionamento do órgão diante de anormalidades.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foi acionada para avaliação da árvore, e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para limpeza da área afetada.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais