Defesa Civil cadastra ‘pipeiros’

0

Caminhoneiros aguardam essa época do ano para ter renda garantida  / Foto: Arquivo Infonet
A Defesa Civil está cadastrando nesta quarta, 4, e quinta-feira, 5, caminhoneiros que possuem carros-pipa para trabalhar fornecendo água aos município afetados pela seca. Por enquanto, os municípios de Poço Redondo e Porto da Folha já estão providenciando a documentação para pedir decreto de Situação de Emergência para solicitar o envio dos caminhões.

O major Mendes, coordenador da Defesa Civil do Estado, explica que esse cadastramento visa agilizar o processo para que quando a situação de emergência for decretada os caminhões já estejam a postos para levar água para a população. “Normalmente esse processo é feito aqui em Aracaju, mas estamos enviando uma equipe para os dois municípios para fazer o cadastramento no local”, explica.

Major Mendes explica que cadastro antecipado é para agilizar o processo
Os interessados precisam possuir caminhão e estar com toda a documentação em dia. Mesmo aqueles que possuem caminhões mas não tem o reservatório de água podem se cadastrar que a Defesa Civil fornece o compartimento de forma temporária enquanto durar a Operação Pipa.

Segundo a estimativa da Defesa Civil cada município deverá receber 10 carros-pipa, mas essa quantidade pode variar de acordo com a necessidade apontada pelas prefeituras. Mendes conta que o valor pago aos ‘pipeiros’ não é tão alto. No entanto, muitos caminhoneiros das regiões mais afetadas pela seca aguardam essa época do ano para tirar uma renda extra.  

Por Carla Sousa

Comentários