Defesa Civil de Aracaju alerta para chuvas moderadas nas próximas 72h

(Foto: Arthuro Paganini)

Com expectativa de incidência de chuva moderada, na capital, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, no final da tarde desta quinta-feira, 6, alerta válido por 72 horas. O aviso do Serviço de Alerta por SMS 40199 foi enviado aos mais 55 mil telefones cadastrados no serviço, para que a população, especialmente os moradores de áreas de risco, redobrem o estado de observação.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão em atenção.

“Diante das previsões meteorológicas, que são constantemente monitoradas, mantemos diálogo com os demais órgãos para reforçar ações preventivas e para otimizar o atendimento às demandas que possam surgir. Atuamos de maneira integrada para proporcionar uma rápida resposta, com foco na prevenção e redução de riscos”, explica.

Segundo o boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume acumulado de chuva pode chegar a 50 milímetros por dia. “Também chamamos a atenção para a possibilidade de incidência de ventos fortes nesse período, com rajadas que podem ter velocidade entre 40 km/h e 50 km/h”, alerta o secretário.

Nesse caso, entre as orientações indicadas pelo órgão está a de que a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores ou próximo a painéis de publicidade. “A força do vento pode impactar nessas estruturas, assim como em telhas de fibrocimento, por serem leves. Caso sejam observados sinais de anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil”, frisa Silvio Prado.

Já para as pessoas que residem próximo das áreas de encostas de morro é necessário manter atenção aos sinais de risco, como a inclinação de árvores e postes, afundamento de piso, rachaduras, movimentação de terra e outros indícios de anormalidade que possam ocorrer.

A Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada através do serviço emergencial 199, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. As equipes, que atuam em sistema de plantão, realizam o monitoramento das áreas de risco e mantém prontidão para atendimento aos chamados que venham a ser registrados.

Com informações da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais