Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 48h

(Foto: Sedurbs)

No final da tarde deste sábado, 13, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, emitiu alerta de chuva moderada a forte para as próximas 48h na capital sergipana.

O aviso foi encaminhado através do serviço SMS 40199, baseado nas previsões meteorológicas confirmadas pelo ClimAju e Centros de Meteorologia, que indicam influência do ciclone intertropical, em atuação no sul país, como impulsionador de massas de ar frio para o litoral do nordeste.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a frente fria deve chegar a Aracaju a partir da noite deste sábado. “A maior concentração de chuva deve ocorrer entre o domingo, 14, e a segunda-feira, 15. Estima-se cerca de 75 milímetros de acumulado durante esses dois dias. O Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estará com equipes de prontidão para atendimento ágil e coordenado às demandas que possam surgir”, frisou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, reforça que o monitoramento dos dados meteorológicos ocorre continuamente para que sejam adotadas as estratégias pertinentes à redução de riscos, especialmente, junto à população de que reside em áreas de risco.

“Em qualquer situação de anormalidade, a população deve entre em contato com a Defesa Civil através do número emergencial 199, para que possamos realizar a avaliação de risco e adotar as providências cabíveis. O serviço emergencial funciona 24h”, destacou, Robson Rabelo.

A população deve ficar atenta aos sinais de deslizamento de terra, como postes e árvores inclinadas, surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento das condições meteorológicas em tempo real, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju , também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais