Defesa Civil de Aracaju emite alerta para chuvas e ventos fortes

(Foto: Sedurbs)

Com o recebimento de novo aviso meteorológico para continuidade da chuva moderadas e ventos fortes, na capital sergipana, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), emitiu novo alerta SMS, através do serviço 40199. A previsão indica possibilidade de acumulado de 60 milímetros, em 24h, com possibilidade de ventos fortes.

Nesta segunda-feira, até o início da tarde, o monitor de chuva já computou o acumulado de 17 milímetros, com maior incidência zona Norte, com registro de três ocorrências, por meio o serviço emergencial 199, para avaliação de risco estrutural em residências localizadas nos bairro Santos Dumont, Santa Maria e Jabotiana. Nas últimas 24h, o acumulado é de 30 milímetros.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que não foram registradas ocorrências com maior gravidade. “Emitimos um alerta de continuidade da chuva, através do serviço SMS 40199, de maneira que as pessoas, especialmente os moradores de áreas de risco, possam redobrar a atenção. Estamos preparados para atuar no menor tempo de resposta possível”, frisa Silvio Prado.

Ainda de acordo com o secretário da Defesa Social, os órgãos que compõe o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão em atenção. “O monitoramento ocorre de maneira intensificada e estaremos em atenção aos chamados que possam ser registrados através do número emergencial 199, disponível 24h para atendimento à população”, indica o gestor.

Os cidadãos devem estar atentos aos sinais de possíveis riscos, como é o caso de inclinação de árvores e postes, rachaduras e afundamento de piso nas residências, alagamentos e movimentação de terra, em áreas de encostas. Diante de rajadas de ventos mais intensas a orientação é não se abrigar ou não estacionar carros próximo de árvores e ficar atento à placas de publicidade.

A Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, caso as situações de anormalidade sejam identificadas. Os agentes estão de prontidão para realizar a devida avaliação de risco, com a adoção das providências necessárias, e para orientar a população.

Serviço de Alerta

Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais