Defesa Civil monta Operação Chuva de Verão

Àrea de encosta no Bairro América é uma das mais perigosas
As freqüentes pancadas de chuvas que vêm ocorrendo em Aracaju deixam apreensiva grande parte da população, principalmente os moradores de áreas de risco classificadas pela Defesa Civil. Cidade Nova, Morro do Avião (Santa Maria), Coqueiral e Bugio são algumas destas zonas perigosas em dias chuvosos.

Neste período do ano a Defesa Civil de Sergipe dá início à Operação Chuva de Verão, que exige dos integrantes do órgão atenção às informações meteorológicas para que problemas com as comunidades mais expostas aos estragos causados por temporais possam ser evitados.

A operação é dividida em três etapas: preventiva, preparativa e recuperativa. A primeira consiste na conscientização da população, a segunda na adequação da estrutura urbana para o tempo chuvoso e a terceira nos trabalhos necessários quando os estragos causados pela chuva são inevitáveis.

Um dos pontos mais críticos da região da Grande Aracaju, segundo Nicanor Moura, da coordenação da Defesa Civil, é uma área de encosta localizada no bairro América, zona oeste da capital. Quem mora em regiões como esta deve ficar atento aos efeitos da chuva e seguir orientações do órgão.

Não jogar lixo no entorno do terreno, tampouco em canais, é uma das recomendações, assim como não retirar a vegetação do lote de terra ao limpá-lo e não construir sem autorização dos órgãos responsáveis. Em casos de rachaduras no chão ou fissuras na estrutura da casa, os moradores devem sair imediatamente e acionar o Ciosp discando 190 de qualquer telefone.    

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais