Defesa Civil realiza capacitação sobre desastre

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Curso teve a participação de integrante de diversos municípios

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC) da Secretaria de Estado da Inclusão Social encerrou, nesta terça-feira, 05, o curso de capacitação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), direcionado para coordenadores municipais da Defesa Civil. Realizado na Acadepol para cerca de 30 participantes de diversos municípios sergipanos, o curso compreendeu a carga horária de 8 horas-aula de curso e a entrega de certificados de capacitação para uso do sistema.

De acordo com o diretor do DEPEC, Ten. Cel. Alexandre José, o curso é de fundamental importância para os operadores do S2ID. “O Sistema foi lançado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em 2012, e recentemente foi repaginado, trazendo benefícios tanto para as Defesas Civis, quanto para a população. Ele oferece aos municípios alguns módulos, como o registro de informações de desastres, a solicitação de recursos para reparação e reconstrução, a elaboração de planos de contingência, além da elaboração da prestação de contas ao governo Federal, dos recursos utilizados nos estados e municípios em situação de emergência”, explicou. Ainda segundo ele, o curso possibilitará o aumento no número de municípios cadastrados no sistema, representando um grande avanço para o estado de Sergipe.

De acordo com o Major Queiroz, houve uma mudança de mais de 70% dos coordenadores das equipes municipais com a mudança nas gestões decorrentes do pleito eleitoral de 2016. “Dessa forma, precisamos capacitar os novos, para que eles possam ter acesso a todas as informações referentes à Defesa Civil. Fizemos uma palestra mostrando como acessar o Sistema, e agora estamos realizando o nivelamento desses coordenadores para que, em caso de desastres nos municípios, eles possam solicitar tanto o reconhecimento federal em Brasília, quanto a homologação via governo do Estado”, pontuou.

Lenaldo Leite é coordenador da Defesa Civil no município de Nossa Senhora da Glória e considera que capacitação foi uma grande ferramenta de aprendizado para todos os participantes. “Eu acredito que o curso é de grande proveito, pois o S2ID facilitará o nosso trabalho, principalmente no período de enfrentamento à seca, que já está sendo considerada a maior dos últimos 50 anos”, disse ele.

O sistema O S2ID incorpora as transferências de recursos para as ações de resposta e recuperação, realizadas pela União em apoio a Estados e Municípios atingidos por desastres. As solicitações são feitas através de formulários on-line e encaminhados para a análise da Sedec, levando recursos para a população atingida pelos desastres. Além disso, existem etapas de transferência dos recursos, de acompanhamento da execução e de posterior prestação de contas, aumentando a transparência e eficiência na aplicação dos recursos.

O S2ID conta também com o módulo de Planos de Contingência Municipais. O Plano constitui um planejamento tático, concebido a partir de uma determinada possibilidade de desastre. Deve ser elaborado com antecipação, objetivando facilitar as atividades de preparação, e aperfeiçoar as ações de resposta a desastres, diminuindo o impacto na população afetada. A nova versão do sistema permite a visualização das informações através de um mapa, com a possibilidade de identificação por toda a sociedade, dos municípios em Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública reconhecidos pela Secretaria, entre outras ferramentas de transparência.

Fonte e foto: SEIDH

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