Defesa Civil registra deslizamento de terra e alagamentos na capital

A frente fria deve continuar em Aracaju até a próxima quarta-feira, 17 (Foto: Semdec)

As equipes da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, que estão de prontidão durante o final de semana por conta da incidência de fortes chuvas sobre a capital, atenderam duas ocorrências no início da tarde deste domingo, 14, nos bairros Santa Maria e Porto Dantas, ambas sem gravidade.

A administração tem se mantido em alerta para atender qualquer eventual demanda das comunidades, uma vez que chegou à cidade neste final de semana uma frente fria, influência do ciclone intertropical em atuação no sul país, como impulsionador de massas de ar frio para o litoral do nordeste.

“As equipes estão de prontidão. O maior volume de chuva é esperado para hoje mesmo, durante todo esse domingo. Amanhã a tendência é que ela seja reduzida, mas que a frente fria fique em Aracaju até a próxima quarta-feira, 17. Até o momento, registramos 50mm nas últimas 12h”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel, Silvio Prado.

As duas ocorrências registradas hoje causaram apenas transtornos, sem danos materiais ou a integridade física de cidadãos, como aponta o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo.

“A primeira ocorrência foi registrada no Santa Maria, onde uma rua ficou alagada. Acionamos a Emurb e Emsurb para fazer a desobstrução da rede de drenagem e dar mais velocidade ao escoamento da água. A segunda foi registrada no Porto Dantas, um deslizamento de terra, mas não foi necessário nenhuma interdição, após avaliação do local, apenas passamos orientações à população”.

A população deve ficar atenta aos sinais de deslizamento de terra, como postes e árvores inclinadas, surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários. Em caso de suspeita de risco, deve-se entre em contato com a Defesa Civil através do número emergencial 199. O serviço funciona 24h.

O alerta de chuva moderada a forte continua para a próxima segunda-feira, 15. Para recebê-lo no seu telefone, basta realizar o cadastro enviando uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais