Defesa Civil vai capacitar jornalistas

Sergipe vai receber nos dias 16 e 17 de setembro a Oficina de Capacitação em Comunicação e Percepção de Riscos de Desastres. O evento é uma iniciativa do Departamento de Minimização de Desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e é voltado para a imprensa sergipana e acontecerá na Escola do Legislativo, localizada na praça Fausto Cardoso.

De acordo com o secretário-executivo da Coordenadoria Especial da Defesa Civil de Sergipe (Codec), major Gilfran Mateus, o projeto “Promoção da Cultura de Riscos de Desastres” já vem acontecendo em alguns estados e tem como objetivo fortalecer a linguagem jornalística dos comunicadores para a atuação em ações de desastres e estratégias que privilegiem a comunicação como uma ferramenta do gerenciamento de riscos.

“A falta de conhecimento específico acaba, muitas vezes, gerando a transmissão de informações equivocadas. Então a tentativa desse projeto é que haja uma linguagem mais adequada sobre o desastre. A imprensa tem um papel importante e, por isso, também é importante que algumas técnicas sejam passadas para a imprensa”, explica o major Mateus.

Inscrições x público-alvo

Segundo a organização, o evento vai contar com a participação de representantes da Defesa Civil, das universidades, dos meios de comunicação, das assessorias de imprensa, do Corpo de Bombeiros e dos órgãos de controle ambiental.

Os convidados interessados em participar do evento têm até a próxima sexta-feira, dia 10, para enviar as inscrições preenchidas confirmando a participação de cada segmento.

A oficina será desenvolvida em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina, a revista Com Ciência Ambiental, além da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (seides) e a Defesa Civil sergipana.

Programação

16 de setembro
Atividade 1
Pesquisa: Aplicação de questionário de pesquisa no campo da comunicação e percepção de riscos
Horário: das 14h às 14h30
Atividade 2
Oficina: Comunicação e Percepção de Riscos de Desastres
Parte I – Introdução ao Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC
Síntese do conteúdo: Breve histórico do Sindec; organograma do Sindec; atuação da Defesa Civil na prevenção; atuação da Defesa Civil na resposta; Defesa Civil no Brasil e as novas tendências.
Parte II – Percepção de Riscos de Desastres
Síntese do conteúdo: percepção de riscos: breve histórico; fenômenos determinantes; credibilidade e confiança; ausência de indicadores nacionais.
Horário: das 14h30 às 18h
Palestrante – Daniela da Cunha Lopes

17 de setembro
Parte III – Gerenciamento de Riscos de Desastres
Síntese do conteúdo: Desastres: definição e classificação; riscos: definição; identificação e avaliação; a etapa do gerenciamento de riscos; a etapa da tomada de decisão; mapa de ocorrência de desastres no Estado.
Parte IV – Comunicação de riscos
Síntese do conteúdo: aspectos teóricos, históricos e legais; os modelos de comunicação de riscos; o papel social dos meios de comunicação de massa; a comunicação em degraus e os formadores de opinião; a comunicação de riscos como ferramenta da tomada de decisão.
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Palestrante – Cilene Victor

Fonte: Ascom/Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais