Delegado Gabriel Nogueira lançará livro sobre sistema prisional

0

O delegado Gabriel Nogueira lançará na próxima sexta-feira, 15, às 18h30, o livro ‘Políticas Públicas de Reinserção Social – apontamentos sobre a realidade do sistema penitenciário brasileiro a partir de Sergipe’. O evento ocorrerá na livraria Escariz, localizada na avenida Jorge Amado.

A obra busca apresentar a importância de políticas públicas de reinserção social para o cidadão que se encontra no cumprimento de pena privativa de liberdade, partindo da premissa de que, iniciada a execução penal, em algum momento, este preso retornará ao convívio social e o nível de comprometimento com a criminalidade, dependerá do sucesso dessas iniciativas.

O trabalho foi alicerçado em uma pesquisa de campo que mapeou o sistema prisional sergipano, mas que também analisou dados nacionais e pode cotejar as duas realidades, traçando o perfil dos presos entrevistados e promovendo reflexões acerca dos fatores determinantes para esses processos de criminalização e as medidas que podem minimizar os efeitos estigmatizantes do cárcere.

“Convido o leitor a descobrir quais a principais ferramentas de reinserção social dentro do sistema prisional, os achados na realidade sergipana, algumas propostas lançadas à época da pesquisa que, inclusive, já estão em prática e espero provocar reflexões no sentido de que vale à pena importar-se com o tema”, comenta o delegado.

Fonte e fotos: Divulgação

Comentários