Deso garante abastecimento normal durante período de estiagem

Deso afirma que Sergipe não terá desabastecimento de água durante período de estiagem  (Foto: Arquivo / ASN)

Com a chegada do verão as temperaturas estão mais altas e as chuvas mais escassas, situação que acarreta na queda dos níveis dos reservatórios de água no Estado, mas segundo a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) os níveis dos reservatórios estão com suas capacidades normais e não há previsão de desabastecimento em Sergipe.

A companhia informa que para não deixar a população desabastecida monitora constantemente a situação das barragens e com isso busca minimizar os impactos que a falta de chuva vem causando. A Deso afirma que com a duplicação da Adutora do São Francisco, da Barragem do Rio Poxim, da Adutora do Semiárido, da Adutora do Sistema Integrado Itabaianinha e da Adutora do Alto Sertão, a companhia hoje tem uma capacidade de produção e armazenamento de água suficiente para todo o Estado de Sergipe.

Outra barragem importante para o Estado, em especial a Grande Aracaju, é a barragem do Poxim. Segundo a Deso, o reservatório com 5,2 km² de área é capaz de armazenar um volume de 32 milhões de m³ de água, garantindo que a região da Grande Aracaju não corre risco de desabastecimento em quaisquer hipóteses de chuva ou não chuva.

Mas mesmo garantindo que há água suficiente para abastecer o Estado durante o período de estiagem, a companhia lembra que a água é um recurso finito e que deve ser preservado. A recomendação da Deso é que as pessoas entendam a importância de racionalizar o consumo da água, evitem o desperdício e consumam esse recurso de forma consciente, garantindo assim o abastecimento de água no futuro.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais