Deso sedia reunião nacional de Comitês de Bacias

(Foto: Assessoria de Comunicação)

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) sediou nestes dias 19 e 20 de março a primeira reunião do grupo de coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias de 2013. No ciclo de discussões estiveram presentes representantes de 11 estados brasileiros que se pautaram na elaboração de propostas de procedimentos e encaminhamentos, todos visando avanços na gestão dos recursos hídricos no Brasil. O debate é uma prévia do XV Encontro de Comitês de Bacias, que será realizado em novembro no Rio Grande do Sul.

No evento foram discutidas ações para o futuro das águas em todo o País. “Tivemos uma pauta muito rica discutida através de dois grupos de trabalho. Em um dos grupos foram tratados assuntos como Água e Gênero, uma vez que precisamos aumentar a participação da mulher nos debates sobre recursos hídricos. No outro, foram definidas as monções que serão apresentadas no encontro nacional”, descreve coordenador geral do Fórum Sergipano de Comitês de Bacia, Luiz Carlos Sousa Silva, que também integra a equipe de Preservação e Revitalização dos Mananciais da Deso.

Ele explica que o fórum nacional tem uma intensa capacidade de articulação política com diversos órgãos do Governos Federal e do Estado. “São representantes que lidam diretamente com as questões dos recursos hídricos. Portanto, para gente é uma satisfação enorme receber essas pessoas neste debate preparatório em Sergipe, pois são especialistas de diversas áreas, pessoas renomadas de todas as regiões do País”, comenta.

O primeiro dia de reunião contou com a presença do membro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Jaime Teixeira Azulay. “A gente procura estar bem próximo a estados como Sergipe, que não só apoia os comitês de bacia, como desenvolve um belo trabalho na gestão de recursos hídricos”, revela o convidado, afirmando que no território sergipano é nítido que existe a preocupação sobre a necessidade de trabalhar pela qualidade da água.
Para Azulay, a data escolhida para iniciar a agenda do Fórum Nacional de Comitês de Bacias de 2013 se firmou em um mês em que o Dia Mundial da Água é celebrado oficialmente. “A mensagem que fica para a data é bastante otimista. Todo tempo que perdemos antes, temos como recuperar trabalhando para mostrar que a água é um bem que deve ser cuidado. E o alerta serve principalmente para os jovens, que são multiplicadores e podem ser fiscais da gestão dos recursos hídricos”, destaca o representante do CNRH.

“Belo trabalho”

O coordenador geral do Fórum, Luiz Carlos, disse que o belo trabalho em Sergipe pode ser citado por meio da gestão de recursos hídricos voltada para garantir a qualidade das águas. “O projeto Adote um Manancial, por exemplo, fundamenta a preservação das nascentes e das matas ciliares. É um trabalho feito pela Secretaria de Estado Meio Ambiente e Ministério Público.

Na Deso, o compromisso com a qualidade da água não é diferente. “Temos na Deso implemento o trabalho de manutenção dos rios que servem como fonte de abastecimento para a população. Em quatro anos de desenvolvimento do projeto, plantamos cerca de 30 mil mudas. Também conseguimos, através do projeto Águas de Sergipe recursos para implantação de esgotamento sanitário em vários municípios das bacias do rio Sergipe”,cita.

Ainda sobre a escolha da Deso para sediar a agenda do Fórum Nacional de Comitês de Bacias de 2013, o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, acrescentou que isso demonstra que Sergipe é pequeno enquanto território, mas tem se mostrado grande na gestão de recursos hídricos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais