Deso: sindicato afirma que empresa está terceirizando cargos e precarizando serviços

0

Funcionários não aceitam plano que está sendo proposta pela empresa
Funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizaram nesta quarta-feira, 4, uma mobilização em frente a empresa para protestar. De acordo com um manifesto entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan), o plano de carreira da Deso não oferece benefícios aos trabalhadores e a população está sendo prejudicada com os serviços terceirizados.

Para a categoria o novo plano de carreira proposto pela Deso prevê um aumento na jornada de trabalho, mas não contempla os ganhos reais dos trabalhadores. O cálculo feito pelo sindicato mostra a empresa propõe um aumento de 22%, em contrapartida os funcionários perdem R$ 220 em relação ao cartão alimentação.

Segundo o presidente do Sindisan, José Sérgio Passos, os funcionários que entraram na empresa em 2004 não têm plano de cargos e salários. “São 300 funcionários que não têm plano de cargos e

O presidente do sindicato Sérgio Passos (Fotos: Portal Infonet) 
salários. A empresa colocou na imprensa que tinha renovado parte da frota de veículos, mas os carros são de uma empresa terceirizada”, afirma o sindicalista, ressaltando que atualmente a empresa conta com 1300 funcionários.

Apesar de o informativo sinalizar uma grev,e o presidente do sindicato disse que o momento é de alerta e que a prioridade é não prejudicar os serviços que são desempenhados pelos funcionários.

Passos enfatiza ainda que a qualidade dos serviços prestados à população também fica prejudicada. “Com a terceirização, a qualidade do serviço está caindo. A empresa quer extinguir mais de 20 cargos e terceirizar funções como torneiro, mecânico e eletricista”, menciona José Sérgio Passos.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Deso que informou não existe menção de privatização. A informação é que a empresa está elaborando um plano de gestão moderna visando atender melhor a população.

Por Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais