Deso suspende abastecimento para ampliar a oferta de água

Adutora do Sõa Francisco
Com o objetivo de aumentar a oferta de água à Zona Sul de Aracaju graças à interligação da duplicação da Adutora do São Francisco, a Deso vai suspender, nesta quarta-feira, 10, o abastecimento de toda a área atendida pelo Sistema Poxim. “O desligamento ocorrerá às 7 horas para efetuarmos modificações nas partes elétricas e mecânica da Estação Elevatória 3, devendo o serviço ser concluído às 17 horas do mesmo dia. A nossa previsão é que o Sistema esteja totalmente normalizado na madrugada de quinta-feira”, informa o diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio.

 

Por conta dos trabalhos previstos para quarta, 10, na Estação Elevatória 3, ficarão sem água durante as seguintes localidades: Invasão Santa Maria, povoado São José, bairro Santa Maria, Conjuntos Augusto Franco, JK, Santa Lúcia, Beira Rio, Ignácio Barbosa, Orlando Dantas, Sol Nascente, Aloque, Capucho, Centro Administrativo, Distrito Industrial de Aracaju, Jabotiana, Jardins, Parque dos Coqueiros, Várzea Grande, Santo Inácio e São Conrado. “Estamos avisando com antecedência para que as pessoas possam armazenar água”, explica Sílvio.

 

Segundo Sílvio Múcio, a Estação Elevatória 3 bombeia atualmente 650 litros de água por segundo, devendo passar a bombear cerca de 1 mil litros por segundo devido ao reforço que receberá da Adutora do São Francisco. Com isso, a Deso vai suprir, com tranqüilidade, a demanda das localidades citadas acima e garantir mais água para a Zona de Expansão da capital. O diretor de Operações revelou, ainda, que entre os serviços previstos para amanhã, está a instalação de duas novas bombas, que vão trabalhar em conjunto com as três já existentes na Estação Elevatória 3.

 

Adutora duplicada

 

Com a interligação da duplicação da Adutora do São Francisco a Deso vai aumentar em mais de 70% a oferta de água para a Grande Aracaju. Até a segunda, 08, aquele sistema produzia 1.800 litros por segundo, e agora passará a produzir 3 mil litros por segundo. Para efetuar a interligação da tubulação, a Companhia suspendeu ontem o abastecimento de parte da capital, Socorro e Barra dos Coqueiros. “Esse foi um desligamento para se festejar, pois quando a água retornar às torneiras, a Grande Aracaju estará livre de rodízios pelos próximos 15 anos, no mínimo”, diz Sílvio Múcio.

 

Além da duplicação da Adutora, a Deso está colocando em operação uma Estação Compacta com capacidade para tratar 600 litros por segundo. Este equipamento, que foi totalmente recuperado, fica localizado na Estação de Tratamento João Ednaldo, em Socorro. Para completar a duplicação da Adutora do São Francisco, a atual administração da Deso investiu cerca de R$ 55 milhões nas edificações, lançamentos de tubulação e serviços complementares numa extensão de 23,6 quilômetros. Com isso, a adutora passou a ter duas tubulações completas desde Própria até Aracaju.

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais