Desperdício de água deve ser evitado no verão

(Foto: Arquivo Infonet)

A estação mais quente do verão chegou com tudo. Para se proteger do sol, a ingestão de líquido é item essencial, no entanto, o uso racional da água deve ser levado em consideração nesse período. Com a chegada do verão, normalmente o consumo de água aumenta, fazendo com que muitas cidades sergipanas possam sofrer desabastecimento.

De acordo com o diretor de operações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Silvio Farias, para evitar o desperdício, a Companhia implantou o Programa de Perdas.

“Há um ano, a Deso lançou o programa de perdas porque nesse período acontece muito o vazamento e a ligação clandestina. Por isso, apenas 1/3 desse aumento varia, que é justamente das pessoas que utilizam água. Esse programa de perdas é para diminuir os vazamentos e fraudes na rede, além de evitar o desperdício. Dividimos a cidade em pontos e neste ano, vamos intensificar o nosso trabalho”, diz.

Carnaval

“Em algumas cidades a Deso não tem como regularizar o abastecimento no período de Carnaval porque o próprio sistema que é para atender a população local, não tem capacidade para produzir e distribuir água para todos. A Atalaia Nova não vai ter problema porque é um sistema novo que já está pronto. Pirambu também não vai ter problema, mas por exemplo na região da Caueira, não tem como atender porque o sistema de tubulação não é novo e não comporta uma vazão tão grande de água”, esclarece Silvio.

Evitar o desperdício

A recomendação da Companhia é que medidas simples possam ser adotadas pela população em geral, a fim de evitar o desperdício de água, como não deixar o chuveiro aberto no momento do banho, desligar a torneira quando estiver escovando os dentes e evitar lavar a calçada.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais