Detentos da 5ª DM tumultuam e policiais evitam rebelião

0

Detentos pedim a transferência deles (Fotos: Portal Infonet)

Presos da 5ª Delegacia Metropolitana, localizada no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro realizaram um tumulto na manhã desta terça-feira, dia 27, e por pouco não ocorreu uma rebelião no local que atualmente abriga cerca de 38 detentos.

Os detentos realizaram um bate grade pedindo a transferência para um presídio do estado, bem como reclamaram da falta de estrutura do local. Após o incidente, os policiais do 5º batalhão e do Grupamento Especial de Repressão e Busca (Gerb) foram acionados até o local para acalmar os ânimos dos detentos, fato este que foi contornado.

A equipe do Portal Infonet conversou com o delegado titular da 5º DM, Ademir Melo que informou que no momento a situação está controlada. “O que aconteceu foi o princípio de rebelião porque os presos pleiteiam a transferência para o sistema prisional e reclamam da falta de estrutura da custodia de presos, então o principal objetivo deles é este, a transferência para os presídios porque eles não querem ficar na 5ª DM. Agora a situação está normalizada e tivemos o apoio do 5º Batalhão, do Gerb”, afirma.

Policiais na porta da delegacia 

Indagado quanto às exigências do preso, o delegado Ademir, afirmou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) está buscando vagas no sistema prisional. “A SSP tem buscado junto à secretaria de justiça e ao governo um maior numero de vagas no presídio para que as transferências sejam feitas e buscar definitivamente a solução para o problema de presos em delegacias”.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Policia Civil do estado de Sergipe (ADEPOL), Cássio Viana, diz que a situação se repete. "A quantidade de preso aqui é injustificado. Se o sistema não tem vaga de preso, não é a delegacia de polícia que tem que ter preso, mas a obrigação é do sistema absorver os presos. Isso aqui não é nada novo e estamos aqui para dar o apoio ao delegado e aos policiais civis".  

Fugas

Constantemente, a 5ª DM vem sendo alvo de notícias na mídia por conta das fugas no local. No início deste mês, o Portal Infonet noticiou mais uma fuga registrada na 5ª Delegacia Metropolitana, onde cinco homens teriam escapado.

As fugas na 5ª DM são constantes. Em um dos casos, homens chegaram a invadir o local para resgatar os presos.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários