Detran/SE garante estar reduzindo filas no atendimento

Jorge Eduardo explica à promotor a Euza Missano as mudanças na agilização dos serviços (Fotos: Portal Infonet)

Em audiência na Promotoria do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta terça-feira, 23, a promotora Euza Missano o diretor de Atendimento e Credenciamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), Jorge Eduardo dos Santos, garantiu que após a implantação do sistema de agendamento, as filas foram reduzidas. Com isso, o MPE continuará apurando, a demora na vistoria dos veículos [Dez mil por mês].

Ele explicou que, da data da reclamação de usuário ao Ministério Público Estadual [em 2012] até agora, muitas mudanças ocorreram, sendo reduzido consideravelmente os problemas de atendimento ao público no Detran e que todo o atendimento ao público atualmente é quase integralmente informatizado e por meio de agendamento.

“O Detran começou a investir em tecnologia. Hoje a gente tem 83 opções de serviço pelo Portal. Todo cidadão da sua casa pode renovar a habilitação, pedir a segunda via de documentos pela Internet e desde maio a gente vem implantando o agendamento. Nas cinco unidades que já contam com agendamento, a gente percebeu que não existem mais filas”, ressalta Jorge Eduardo.

Diretor administrativo informa que são feitas dez mil vistorias por mês

Ele destacou, no entanto, que as filas para a realização de vistorias continuam devido à grande demanda e do número reduzido de vistoriadores. “A vistoria é uma coisa bem técnica. A gente vem pecando nessa questão da mão de obra, apesar de estar melhorando. Em média um veículo leva 15 minutos para ser vistoriado. Em uma hora faz quatro e num dia vai fazer 20. Mensalmente, dez mil vistorias são feitas e para isso precisaríamos de 50 vistoriadores trabalhando full time, no horário certinho”, entende.

Diante das considerações foi determinado o arquivamento dos autos, com ciência das partes interessadas.

“O procedimento administrativo é de 2012 e diz respeito ao atendimento ao público, para serviços gerais a exemplo de renovação de habilitação, transferência de veículos, emplacamento. Todavia existe um procedimento no MPE que nós vamos apurar com relação a questão da vistoria, pois a população tem sofrido muito em filas porque tem que pegar senhas antecipadas para ter seus veículos vistoriados. A gente pede a população que entre no site do MPE e faça denúncias através dos serviços da Ouvidoria, informando qual o dia e horário que não conseguiu ser atendido”, completa a promotora Euza Missano.

Por Aldaci de Souza

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