Dia da Consciência Negra é feriado em alguns municípios

0

Zumbi será lembrado em diversas cidades do Brasil
O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira, 20, é feriado em mais de 700 cidades em todo o país, de acordo com dados da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). De acordo com Pedro Neto, coordenador da Seppir em Sergipe, no Estado apenas alguns municípios como Pacatuba, Japaratuba, Laranjeiras e Carmopólis decretaram feriado para lembrar a data da morte de Zumbi dos Palmares.

Em Aracaju, não é feriado, nem ponto facultativo, como algumas pessoas chegaram a especular. Mas durante todo o dia acontece extensa programação em diversos pontos da cidade organizada pelos movimentos negros.

Caminhadas

Pela manhã será promovida a 3ª Caminhada Estudantil “Pela Consciência Negra”, como parte da Mostra Pluriartistica Novembro Negro. A caminhada sairá da Praça Fausto Cardoso e deve reunir estudantes de escolas da rede estadual no Dia da Consciência Negra. O evento é promovido pelo Coletivo de Artistas Afro-Descendentes Novembro Negro.

Pela tarde mais uma caminhada acontece para lembrar a data. A concentração do III Cortejo Afro será a partir das 14h na Praça da Bandeira seguindo em direção à Praça General Valadão, onde haverá a transmissão da vídeo conferência do ato de assinatura do decreto que dá a posse de terra a 202 famílias quilombolas de Sergipe. A solenidade acontece em Salvador, com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Após a solenidade acontece o show “Zumbi dos Palmares” na praça.

Comentários