Tradição do dia de finados leva centenas de pessoas aos cemitérios

O movimento começou cedo nos cemitérios (Foto: Portal Infonet)

Até o final deste sábado, 2, Dia de Finados, milhares de pessoas devem passar pelos cemitérios da capital e do interior. Tradicionalmente nesta data as pessoas costumam ir aos cemitérios organizar as sepulturas, levar flores e prestar homenagens aos entes já falecidos. No cemitério São João Batista, maior cemitério da capital, o movimento começou desde às 6h e deve continuar até às 17h.

Dia de Finados é tradição para a aposentada Marlene Lima (Foto: Portal Infonet)

A funcionária pública aposentada, Marlene Lima, acompanhada de seus familiares, foi ao cemitério logo pela manhã. Ela conta que já é uma tradição visitar as sepulturas da mãe e do cunhado. “Já são 10 anos que eles faleceram, mas é como se fosse hoje, a tristeza é a mesma, mas não deixo de vir trazer flores, acender umas velas e rezar por eles”, diz.

A doceira Gilvania Barbosa também aproveitou o Dia de Finados para fazer a limpeza das sepulturas do seu pai e do seu irmão. “Sempre nos reunimos para lavar os túmulos, fazer os reparos, rezar, trazer flores, e mesmo sabendo que eles não estão mais aqui, é uma forma de matar a saudade”, conta.

Centenas de pessoas assistem as celebrações religiosas (Foto: Portal Infonet)

O trânsito de veículos no local foi interrompido para dar mais segurança as pessoas que estão visitando o cemitério e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) orientam os motoristas. Missa campais serão celebradas durante todo o dia na parte externa do cemitério. A primeira missa campal aconteceu às 7h e a última será celebrada às 16h.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais