Dia de Reis encerra período natalino

Frei Rosivaldo: “data marca reconhecimento de Jesus Cristo como rei
O dia 6 de janeiro é conhecido como dia de Reis e celebrado de diversas formas maneiras. Em Sergipe, cidades como Japaratuba mantém a tradição e comemoram com manifestações culturais, a exemplo do reisado e maculêle. Para a Igreja Católica, esse é o dia que encerra o ciclo natalino e marca a chegada dos reis magos para reconhecer a chegada do rei do universo: Jesus Cristo.

O frei Rosivaldo, da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, explica que todas as celebrações católicas possuem Jesus Cristo como seu centro e que essa é mais uma delas. Nesse dia, os reis oferecem ao menino nascido em Belém o ouro, o incenso e a mirra, simbolizando realeza, divindade e paixão respectivamente.

“Esse momento deve ser encarado como um fato teológico e não histórico. No dia dos reis, eles reconhecem o menino Jesus e o seu nascimento. A data também segue a tradição da época de levar presentes aos filhos do reis nascidos na época, pois é exatamente isso que eles fazem”, explica o frei.

Ele continua dizendo que ao contrário do que muitos pensam, não é no dia 25, data do nascimento de Jesus, que os reis comparecem. “No dia 25 eles ainda estão a caminho. Esse período natalino é constituído por três celebrações. Temos o Natal, com o nascimento, a epifania, com a manifestação, quando Jesus é apresentado e os reis, com a visita de reconhecimento”, completa o frei Rosivaldo.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais