Dia de São João é feriado para aracajuanos

0

O São João é uma das maiores festas dos sergipanos(Foto:Portal Infonet)
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou na noite da última segunda-feira,14, no plenário da Câmara de Vereadores, a Lei nº 3805, que cria o feriado municipal do dia de São João, comemorado todos os anos no dia 24 de junho. O projeto de autoria do vereador Valdir Santos foi aprovado por todos os vereadores em votação realizada no dia 3 de dezembro de 2009 e agora entra em vigor com a assinatura de Edvaldo. O prefeito garantiu de que a Prefeitura trabalhará para que a legislação seja cumprida pelos gestores patronais.

“Todos os anos decretamos ponto facultativo nessa data, atendendo a um anseio dos trabalhadores, mas algumas categorias, como bancários e carteiros, não tinham o mesmo direito. Aracaju vive o São João e essa lei será muito positiva, pois só reforçará essa nossa tradição tão bonita. Vamos atuar de forma a garantir esse direito e dialogar com os setores estatais e privados sobre o feriado do dia

A tradição das quadrilhas é uma das referências da festa de São João(Foto:Portal Infonet)
24 de junho, que se torna um dos mais importantes para Aracaju. Vamos fazer todo o esforço para fazer valer essa lei”, destacou Edvaldo, esclarecendo que a nova lei altera a redação do artigo 1º de outra lei municipal, de número 2845, de 6 de março de 2001, que facultava ao prefeito a concessão do ponto facultativo.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o gesto do vereador Valdir e do prefeito Edvaldo Nogueira reflete a preocupação com aquilo que estava nas ruas. “Esse era um anseio da população e, com a sanção da lei, a Prefeitura e a Câmara consolidam um movimento dos sergipanos, que é um momento de celebração dos santos que caracterizam o período junino e o maior deles, que é São João. Acredito que a instituição do feriado dará uma tranquilidade maior para a celebração das pessoas, que vão poder ir aos arraiais, que o poder público organiza com tanto carinho e com tanto profissionalismo, como é o caso do Fórró Caju, do Arraiá do Povo e dos arriais que acontecem nos bairros. Hoje é um dia marcante para a elevação da cultura sergipana e para a cultura junina”, pontuou Eloísa.

Com Informações da AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais