Dia do Veterinário é comemorado em Sergipe

(Foto: Arquivo Portal Infonet)
Nesta quarta-feira, 9 de setembro, médicos veterinários de todo o país são homenageados pelo seu dia. Em Sergipe a data está sendo comemorada desde ontem, 8, num evento que promete reunir até a próxima sexta-feira, 11, dezenas de profissionais de todo o Estado.

A organização fica a cargo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SE), que tem o objetivo de promover uma confraternização entre os profissionais da saúde animal. “Tem palestras, oficinas, cursos, mas queremos mesmo é o entrosamento entre os colegas, que a gente se conheça melhor”, fala o coordenador do evento, Edmilson Simões.

Recheado de debates sobre novas tecnologias, expansão da área de trabalho em fazendas, responsabilidade técnica e melhor posicionamento no mercado de trabalho, o encontro promovido pelo CRMV-SE conta com uma participação maciça dos veterinários sergipanos que interagem com os palestrantes e assim criam um canal de troca de conhecimentos.

A profissão em Sergipe

Mais de 550 médicos veterinários atuam em Sergipe, um estado próspero à profissão, segundo Edmilson. “A situação do mercado regional é boa, mas precisa haver um maior interesse dos órgãos públicos em interiorizar os serviços veterinários, pois são poucas as cidades que dispõem de um profissional”, avalia.

“As Prefeituras são obrigadas a terem pelo menos um veterinário concursado, mas acabam desprezando a determinação ou não seguem a remuneração devida. Muitos profissionais têm que trabalhar em mais de um local além do serviço público”, revela Pablo Hoentsch, coordenador do curso na Faculdade Pio Décimo.

Em 2009 o curso comemora 10 anos no estado de Sergipe. A Pio Décimo é a pioneira e continua sendo o único estabelecimento particular de ensino superior a ofertar o curso no estado. Mas em 2010 a Universidade Federal de Sergipe (UFS) formará sua primeira turma, com os aprovados no próximo vestibular.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais