Diesel pode ser liberado para carros de passeio

Carros brasileiros podem voltar a rodar com diesel, que custa quase a metade do preço da gasolina. O uso intenso do biodiesel, que já está começando a chegar aos postos, deve acelerar as discussões no governo para a liberação do combustível, banido para uso em automóveis desde o fim da década de 70, na crise do petróleo.

Montadoras já testam a mistura de 30% de biodiesel ao diesel, que diminuiria a dependência da importação, abrindo espaço para o abastecimento de veículos leves. Dos 40 bilhões de litros de diesel consumidos anualmente no Brasil, 5% são importados.

O biediesel pode acabar com essa dependência, além de ser rentável e de reduzir a emissão de poluentes em até 15%. O biodiesel é derivado da reação entre um óleo vegetal, obtido da soja, dendê, mamona, babaçu, amendoim, algodão, entre outros, com o álcool etílico.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais