Domingo de páscoa é momento de renovação

0

Neste domingo, 4, milhares de famílias estão reunidas para comemorar o que para os católicos significa a celebração da vitória da vida sobre a morte. Para aqueles que não lembram da data com a motivação religiosa o momento é de troca de ovos de páscoa, uma tradição que para o padre Luciano Bezerra da Paróquia São Pedro Pescador não deixa de ser um ato de carinho.

“Os ovos de páscoa são uma representação, ou seja, um simbolismo que representa a vida, afinal ovo é vida. Quando uma pessoa presenteia alguém com o ovo de páscoa ele está demonstrando amor pelo outro”, conta o padre, salientando o real significado para os católicos.  
Padre Luciano Bezerra

 

  “A páscoa é a esperança de ressurreição de Cristo para a humanidade. Ele morreu, mas ao ser ressuscitado mostrou que venceu a morte. Também não podemos esquecer o perdão que deve ser feito com base no arrependimento dos erros que já foram cometidos”, lembra padre Luciano Bezerra.

 

O Portal Infonet ouviu algumas pessoas de diferentes áreas de atuação sobre a opinião e a celebração da páscoa.

“O que observo é que essas datas perderam seu verdadeiro sentido, prevalecendo o interesse comercial, são poucas as pessoas que param para refletir a importância da páscoa e seu significado religioso”, observa a radialista Magna Santana.  
Magna Santana

 

 
Marinete Santos de Freitas
“Eu não sigo uma tradição, mas sei que essa é a época de celebrar a morte de Cristo que nos deu a vida. Mais essa coisa de comer peixe e dá ovos a gente não pode seguir porque fica muito caro. Entendo que é uma semana religiosa, mas não sou tão católica assim para seguir”, disse a diarista Marinete Santos de Freitas.

 

“A páscoa é um momento de mudança da morte para a vida, também é um momento de reflexão e solidariedade, sendo que o mais importante é ser solidário e demonstrar amor ao próximo”, falou a corretora de imóveis Cássia Souzza.  
Cassia Souzza

 

 
Jailton Santana
“Esse é um momento de reflexão. Fui católico durante 16 anos quando acompanhava a minha mãe nas missas, mas por influencia de livros agora sou espírita. A páscoa na verdade é um período que Cristo sofreu e traz esse sentimento de angustia. E a vida é exatamente assim, tem momentos de alegria e tristeza”, afirma o vereador Jailton Santana.

 

“É uma tradição que desde criança a gente segue e devemos preservar esse tipo de coisa porque significa a vida de Cristo para nos salvar”, destaca o cantor Edenilto Antônio de Lima.  
Edenilto Antônio

 

 
Marcos Trindade
“O significado do ovo é um simbolismo pagão e faz parte de uma tradição mercadológica, mas para os cristãos significa o renascimento da vida de Cristo”, enfatiza o ambientalista Marcos Trindade.

 

“A páscoa é um momento de festa e harmonia e celebração da vida, isso significa que Cristo deu a sua vida para nos salvar”, falou a feirante Ana Claudia dos Anjos.    
Ana Claudia dos Anjos

 

 
Ceiça Dias
“Esse é o tempo de Quaresma de reflexão e de arrependimentos dos pecados. Quanto à troca de ovos de chocolate é gostoso desde que você tenha vivencia do real significado da páscoa”, lembra a radialista Ceiça Dias.

 

 Por Kátia Susanna

Comentários