Edital para licitação do transporte será lançado em março de 2024

(Foto: SMTT)

Os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão e Barra dos Coqueiros e o Governo de Sergipe aprovaram, nesta quinta-feira, 14, o Estatuto Social do Consórcio do Transporte Público Metropolitano e definiram março como o mês para o lançamento do edital de licitação do serviço que atende as quatro cidades da Grande Aracaju.

Em reunião presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, os prefeitos Padre Inaldo e Marcos Santana, o superintendente de Trânsito da Barra dos Coqueiros, Marcos Felipe (que representou o prefeito Alberto Macedo), e o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo (representando o governador Fábio Mitidieri), discutiram também sobre a modelagem técnica, financeira e contratual formulada pela consultoria encomendada pela prefeitura da capital à Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

“Acabamos de encerrar mais uma reunião do Consórcio do Transporte Público Metropolitano e demos passos muito importantes. Hoje, nós debatemos e aprovamos o nosso estatuto, aprovamos a ata da reunião anterior e, também, discutimos e debatemos sobre a apresentação da rede e da proposta de construção da futura licitação do transporte coletivo. Além disso, estabelecemos que no mês de março apresentaremos o edital da licitação. Então hoje é dia um de comemoração, pois se constitui, de maneira formal e efetiva, o nosso consórcio”, destacou Edvaldo.

Ainda de acordo com o prefeito de Aracaju, durante a reunião também foram discutidos os parâmetros que serão debatidos pelos técnicos dos entes consorciados para a construção do edital de licitação do transporte coletivo, e agendada uma nova reunião para o mês de janeiro “para que possamos avançar ainda mais nas discussões”. “O nosso ideal é que a licitação melhore o nosso transporte e as frotas que ofertam o serviço aos usuários. Esse é o objetivo do edital que estamos construindo, que terá, inclusive, concorrência nacional”, enfatizou Edvaldo, ao ressaltar a importância do estudo feito pela ANTP, “que tem nos ajudado a pensar soluções para a melhoria do transporte coletivo da Grande Aracaju”.

Consultoria

A consultoria com a Associação Nacional de Transporte Público foi contratada pela Prefeitura no final do ano passado, por meio de um investimento de R$ 1,9 milhão. Entre as atribuições desenvolvidas pela entidade estiveram a realização de diagnóstico do sistema de transporte público por ônibus; pesquisa para identificação de carregamento de embarque e desembarque das linhas do transporte público; planilha de custo, fluxo de caixa e modelo de remuneração; proposta da rede de transporte público para o processo de licitação; relatório de análise de alternativas regulatórias; além de elaboração de minuta do edital e anexos para licitação.

Também participaram da reunião o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli (Branco), e os consultores econômico e técnico da instituição, Fernando Fleury e Adolfo Mendonça, respectivamente.

Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais