Educação Ambiental se faz com arte

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf -, através de sua 4ª Superintendência Regional – Sergipe, participou ontem do encerramento do Mês da Criança no Centro Comunitário Assistente Social “Terezinha Meira”, no bairro Nova Veneza II. A participação aconteceu a convite da instituição, tendo em vista conhecimento dos Projetos de Educação Ambiental com foco na Arte – Água Azul e Mundo Lindo. A assessora regional de promoção, marketing e comunicação da Codevasf, Graça Melo, também educadora e idealizadora dos projetos, ministrou uma “aulinha” sobre Meio Ambiente, para as crianças e adolescentes carentes atendidos pelo Centro. Além dessa participação, ainda nesta semana, a Codevasf prestigiou evento sobre Educação Ambiental e Sensibilização para Implantação da Agenda Ambiental na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e diretores da DRE’8. No evento, realizado no Conservatório de Música, alunos do Pré-Escolar Rosa Freire apresentaram coreografias com as músicas “Água Azul” e “Vou Cuidar da Natureza”, do CD Água Azul, em homenagem ao trabalho inovador de educação ambiental que a Codevasf vem desenvolvendo. Segundo a professora Hildiana, a homenagem é justa, pois “são músicas envolventes, de melodias suaves e forte conteúdo, que tanto agradam aos ouvidos de nossas crianças, pais e de todos que fazem o Rosa Freire. As músicas têm levado todos a pensar nos problemas do Meio Ambiente de forma lúdica, sensibilizando para a necessidade da preservação ambiental”. Utilizando a Arte como veículo de sensibilização, os projetos tiveram, além do apoio de diversos parceiros, a participação de arte-educadores como Márjorie Garrido e Gladston Barroso, além do músico e instrumentista Wickliffe Rohden. Considerando que o material não é vendido, mas distribuído com escolas, “com o sucesso dos CDs e revistas em quadrinhos dos projetos, temos hoje um problema a resolver: a tiragem está esgotada e precisamos renovar as parcerias para replicar mais CDs – mil cópias custam cerca de R$ 2.700,00 – e fazer nova tiragem de revistinhas, cujas matrizes e fotolitos estão prontos, o que barateia o custo final, mesmo que venhamos a personalizar as capas, inserindo a logomarca do parceiro patrocinador”, afirma Graça Melo.

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