Edvaldo cria Defesa Civil de Aracaju

0

Edvaldo assina documento que cria a Defesa Civil de Aracaju
O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, criou na manhã desta sexta-feira, 5, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju. Criado para a prevenção de desastres, preparação de emergências e reconstrução e recuperação das áreas afetadas, o órgão será coordenado por Nicanor Moura Neto, ex-coordenador da Defesa Civil do Estado em governos anteriores.

A coordenadoria foi criada por decreto pelo prefeito, quando, em janeiro, durante a reforma administrativa, a Secretaria de Assuntos Institucionais e Relações Políticas foi extinta e, em seu lugar, foi criada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. C

Evento contou com a presença de deputados e secretários
om o decreto, todos os cargos foram transformados.

Intervenção em momentos de risco

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a criação do órgão é um sonho desde 2006. A maior preocupação do prefeito é a situação das chuvas do meio do ano, que, segundo o Centro de Meteorologia, deverão ser acima da média anual nos meses de junho, julho e agosto. “Para evitar as conseqüências danosas das chuvas, iremos organizar a situação da Defesa Civil e articular as secretarias em um processo que trará mais segurança e possibilidade de intervimos em momentos de dificuldade da comunidade”, afirma  Edvaldo.

O novo coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Nicanor Moura Neto
Nomeação foi indicação do deputado Albano Franco

A nomeação ocorreu após uma indicação do deputado federal Albano Franco. “Depois de uma conversa com o deputado Albano Franco, quando eu pensava em apresentar o projeto de lei que criaria a Defesa Civil Municipal à Câmara, Albano sugeriu Nicanor, que tem uma política de servir a sociedade e exerceu um papel extraordinário na construção da Defesa Civil Estadual”, afirmou o prefeito.

O novo coordenador diz que o relacionamento com os órgãos estaduais e municipais acontecerá de forma harmônica. “Iremos fazer um trabalho de

Edvaldo: “Maior preocupação são as chuvas dos próximos meses”
parceria com os órgãos. A Defesa Civil está sendo implantada, mas já há uma estrutura. A prova disso foi a resposta que a Prefeitura deu, em imediato, às chuvas dos últimos dias”, diz Nicanor.

Defesa Civil já contabiliza áreas de risco

Durante a assinatura da documentação para a criação da Defesa Civil, Edvaldo apresentou os números já contabilizados das áreas de risco em Aracaju. São 63 pontos de zonas de alagamento na capital, e 11 áreas sujeitas a desabamentos, como os Bairros Cidade Nova, Jitimana, Olaria, Jardim Centenário, Porto Dantas e Soledade.

Anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 5
A Defesa Civil de Aracaju irá trabalhar em parceria com outros órgãos municipais e estaduais, como a Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codec), a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o Corpo de Bombeiros Militar, o Centro Estadual de Meteorologia de Sergipe, a Deso, o Departamento de Estradas e Rolagens (DER), a Petrobras, a Infraero e a Energisa.

 

 

Comentários