Efetivo menor: agentes temem rebelião no Cenam e Usip

0

Legenda

Os agentes de medidas socioeducativas que atuam no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) estão inseguros quanto ao trabalho nestas unidades. A categoria relata falhas ainda maiores na segurança em virtude do afastamento de 10 agentes, que estão respondendo a processo por agressão de menores. No último fim de semana, foi preciso o reforço da Tropa de Choque para garantir a ordem durante o horário de visitas e conter o princípio de rebelião.

“Com o afastamento das atividades de parte dos agentes, o efetivo que já reduzido está ainda menor. Existe fragilidade ainda maior na segurança, o que dificulta cada vez mais os trabalhos”, explica o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas, Sidney Guarani.

De acordo com Sidney, os plantões que antes contavam com uma média de 8 agentes, agora têm 5 ou 6 profissionais. “São 5 ou 6 agentes para cuidar de 60 a 80 internos em cada unidade”, destaca.No último fim de semana, segundo Sidney, houve princípio de rebelião na Usip, onde adolescentes provocaram um incêndio em parte de uma Ala.

Os profissionais, segundo Sidney, também estão insatisfeitos com o atraso no pagamento do ticket alimentação. “Todos os meses há atraso no ticket alimentação”, acusa.

Fundação Renascer

A Fundação Renascer informou que até a completa resolução do problema, os sócio-educadores e os agentes restantes estão atuando na segurança das unidades e que nos casos de maior necessidade, há apoio da Polícia Militar. O órgão informou ainda que o problema do baixo efetivo está sendo debatido na esfera do governo.

O órgão confirmou o atraso no ticket alimentação, mas informou que já se reuniu com a Seplag no intuito de tomar providências para a resolução do problema.

A Fundação Renascer confirmou o princípio de rebelião ocorrido na Usip no fim de semana, esclarecendo que um interno tocou fogo no colchão, mas que não houve feridos.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais